O mundo da moda está de luto. Morreu, nesta quinta-feira (4/9), aos 91 anos, o estilista italiano Giorgio Armani. De acordo com o comunicado oficial, ele faleceu “pacificamente, cercado pelos seus entes queridos”.
“Sr. Armani, como sempre foi chamado com respeito e admiração pelos funcionários e colaboradores, faleceu pacificamente, cercado pelos seus entes queridos. Incansável, trabalhou até os últimos dias, dedicando-se à empresa, às coleções, aos diferentes e sempre novos projetos no ser e no ser”, afirmou a nota.
Leia também
-
Giorgio Armani morre aos 91 anos. Conheça a trajetória do estilista
-
Giorgio Armani é multado por conexão com mão de obra ilegal e precária
-
Dior e Armani são acusadas de trabalho escravo na produção de bolsas
-
Quem era Elias Moreira, ex-The Voice Brasil que morreu aos 39 anos
Quem era ele?
Nascido na província de Placência, ao norte da Itália, em 11 de julho de 1934, antes de entrar para o mundo glamouroso da moda, Giorgio Armani chegou a iniciar a faculdade de medicina e serviu ao exército italiano em 1957.
Após ser vendedor na loja de departamentos La Rinascente, o italiano começou sua carreira de estilista como designer da marca Nino Cerutti, ainda na década de 60, ficando lá por quase 10 anos. Logo depois, ele trabalhou na grife Emanuel Ungaro.
Quem era o estilista Giorgio Armani, que morreu aos 91 anos
Cedric Ribeiro/Getty Images
Giorgio Armani posa durante um de seus desfiles
Estrop by Getty Images
Giorgio Armani fundou sua empresa em 1975
Mairo Cinquetti/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
A notícia da morte de Giorgio Armani foi anunciada pelas redes sociais
John Phillips/Getty Images for Beaver Lake Pictures
Peter White/Getty Images
MILAN, ITALY – JANUARY 16: Designer Giorgio Armani walks the runway at the Giorgio Armani fashion show during the Milan Menswear Fall/Winter 2023/2024 on January 16, 2023 in Milan, Italy. (Photo by Daniele Venturelli/WireImage)
Daniele Venturelli/WireImage via Getty Images
Kevin Carter/Getty Images
Lucro da casa caiu 24% em 2024, de acordo com relatório recente
Cheng Xin/Getty Images
Início do império
Foi na década de 70 que Giorgio Armani se tornou independente no ramo fashion. E, em 1975, fundou sua gripe ao lado do amigo Sergio Galeotti. Já nos anos 80, ele expandiu para os Estados Unidos e Ásia.
“A chave, para mim, é fazer roupas à prova de envelhecimento, criadas para serem mais elegantes do que responder ao apelo de moda, relevantes por anos em vez de meses. As pessoas deveriam investir em algo que tem valor e durabilidade”, disse, em 2000, à Harper’s Bazaar.
No decorrer dos anos, a marca conquistou celebridades por todo o mundo, como Beyoncé, Lady Gaga, Cristiano Ronaldo, Megan Fox, Cate Blanchett, Nicole Kidman, Calvin Harris e Rihanna.