Um terremoto de magnitude 7,8 foi registrado nesta quinta-feira (18/9) na região costeira de Kamtchatka, Rússia, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O fenômeno é um tremor secundário do megaterremoto 8,8 que atingiu a área em 29 de julho.
O epicentro foi localizado a aproximadamente 127 km da cidade de Petropavlovsk-Kamchatsky, segundo o USGS. No último sábado (13/9), outro tremor havia atingido a área.
O Centro Nacional de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos (EUA) chegou a alertar para possíveis tsunamis nas Ilhas Aleutas, arquipélago na região do Alasca, mas cerca de uma hora depois cancelou o alerta. “Não há risco de um tsunami destrutivo em nenhum lugar ao longo do litoral oeste dos EUA ou do Canadá”, publicou.
The National Tsunami Warning Center has canceled the Advisory for the Western Aleutian Islands in Alaska.
There is no risk for a destructive tsunami anywhere along the U.S. West or Canadian Coastline.
More at https://t.co/npoUHxWBas.
— NWS Tsunami Alerts (@NWS_NTWC) September 18, 2025
Até o momento, não há informações sobre mortos ou feridos.
Terremoto de julho na Rússia
No dia 30 de julho, foi registrado um terremoto de magnitude 8,8 no extremo-leste da Rússia, península de Kamchatka. O fenômeno foi o mais forte terremoto registrado no mundo desde o tremor de magnitude 9,0 que atingiu o Japão em 2011. Provocou tsunamis na Rússia, no Japão, no Havaí e em outras partes dos Estados Unidos, como a Califórnia.