Portal Estado do Acre Notícias

São Paulo ganha mais um pátio que transforma sobras de feira em adubo

São Paulo ganha mais um pátio que transforma sobras de feira em adubo

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (5/9) o Pátio de Compostagem Lapa, na Zona Oeste, a sexta unidade em funcionamento na cidade, que já conta com pátios na Sé, Mooca, São Mateus, Ermelino Matarazzo e Penha. Com investimento superior a R$ 3,6 milhões, o espaço tem capacidade para processar até dez toneladas de resíduos orgânicos por dia.

A implantação de novos pátios integra o plano de metas da gestão para ampliar ações de sustentabilidade, como a expansão da coleta seletiva e a substituição de caminhões movidos a diesel por veículos abastecidos a biometano.

Leia também

Estrutura e funcionamento

O Pátio de Compostagem Lapa substitui o antigo equipamento da região e conta com 2.955 m² de área total e 62,40 m² de área construída.

Ele recebe resíduos orgânicos de feiras livres, além de restos de poda e varrição. O processo de compostagem, que dura cerca de 120 dias, resulta em adubo de qualidade, utilizado em praças, jardins e hortas comunitárias, além de ser doado à população.

O tratamento aplicado não gera odores desagradáveis, não polui e não causa incômodos à vizinhança. Assim como as demais unidades, o pátio funciona de terça a domingo, das 6h às 22h.

Resultados já obtidos

No primeiro semestre de 2025, foram processadas 1.416 toneladas de resíduos orgânicos provenientes de frutas, verduras e legumes (FLV), fechando um ciclo sustentável que beneficia toda a população. Cada unidade tem capacidade para tratar até 10 toneladas por dia. No total, os pátios recebem material orgânico de 279 feiras.

Educação ambiental e visitas monitoradas

O trabalho começa ainda nas feiras livres, onde equipes de educação ambiental orientam os feirantes a separar corretamente os resíduos.

O material coletado retorna à cidade em forma de adubo de qualidade, distribuído para projetos ambientais e hortas comunitárias, fechando um ciclo sustentável que beneficia toda a população.

Embora os pátios não sejam abertos à visitação espontânea, é possível agendar visitas monitoradas para conhecer o processo.

Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail educacaoambiental@smsub.prefeitura.sp.gov.br.

Prefeitura de São Paulo
Instagram | Facebook

Sair da versão mobile