Embora seja um aracnídeo comum no Brasil, encontrar um escorpião em casa é uma experiência que muitas pessoas não esperam ter. A presença do animal peçonhento pode trazer inúmeros riscos à saúde, bem como a dúvida: se eu encontrei um, significa que vou achar outros?
Leia também
-
Mito ou verdade: água sanitária espanta escorpiões? Biólogo responde
-
Veja qual lanche barato e saudável fortalece ossos e melhora intestino
-
Caminhada na seca: veja os melhores horários para praticar a atividade
Rodrigo Basílio, professor de biologia do Colégio Objetivo, aponta que, sim, ao encontrar um escorpião em casa é provável que haja outros.
“A presença de um escorpião em sua casa pode indicar a existência de um ambiente favorável para eles. Aquele que você encontrou pode ter se deslocado de um local próximo ou, mais comumente, pode haver outros à procura de alimento, como baratas e grilos, ou abrigo.”
Os escorpiões andam sozinhos ou em grupos?
O biólogo acrescenta, porém, que os escorpiões são animais solitários. “Eles não vivem em ‘grupos’ ou formam colônias, como algumas espécies de insetos. A agregação que pode ocorrer é quando as fêmeas estão com seus filhotes.”
Isso, segundo o profissional, demanda um cuidado extra. “Após o nascimento, os filhotes sobem no dorso da mãe e permanecem por um tempo, até estarem prontos para dispersar. Portanto, se você encontrar mais de um escorpião, provável que seja uma indicação de que o ambiente é propício para a sobrevivência deles, não que eles ‘andam em grupo’”, diz.
Como saber se minha casa está livre de escorpiões?
Segundo o profissional, é muito difícil ter 100% de certeza, mas é possível adotar medidas preventivas e monitorar a situação. “A melhor abordagem é a prevenção integrada, que envolve tanto a eliminação dos locais de abrigo quanto o controle da sua fonte de alimento.”
Algumas destas medidas podem ajudar:
- Limpeza e organização: mantenha a casa limpa e organizada. Evite acúmulo de objetos, entulho e lixo, tanto dentro de casa quanto no quintal.
- Vedação: vede frestas e buracos em paredes e pisos. Use telas em ralos de esgoto e pias. Vede também as soleiras de portas e janelas.
- Controle de pragas: como os escorpiões se alimentam de baratas, grilos e outros insetos, o controle dessas pragas é fundamental. Mantenha a casa livre deles.
- Aparar a grama e arbustos: mantenha o jardim limpo e a grama aparada.