O secretário do Consumidor do Distrito Federal, Gilvan Máximo, disse ao Metrópoles que a pasta recém-criada reúne informações sobre “buracos” na cobertura de telefonia para atuar contra as empresas do setor.
“Temos várias reclamações sobre as operadoras de telefonia. Quando você não paga a conta de telefone por um mês, no segundo mês ela está cortada. Acho que tem que ter respeito com o consumidor do Distrito Federal. Não vamos permitir mais. Nós já marcamos audiência na Anatel para pedir raio-x completo das torres de cobertura aqui no DF, porque você vai apara Brazlândia, não pega telefone; no Parkway, tem buraco de cobertura; na Arniqueira idem, Sol Nascente, Taguatinga… Em todos os lugares do DF chove de reclamação”, declarou Gilvan Máximo.
Segundo o novo secretário, “parece que a gente está vivendo na selva”. “Às vezes, a pessoa precisa efetuar pagamento, terminar negócio ou estudar e fica sem internet. Uma boa multa diária fará com que as empresas resolvam o problema. Já estamos estudando a possibilidade de aplicar multa diária nas operadoras que estão prestando desserviço”, afirmou.
Leia também
-
Ibaneis nomeia ex-deputado Gilvan Máximo como secretário do Consumidor
-
Gilvan Máximo será nomeado secretário do Consumidor do DF
Gilvan Máximo disse que outra prioridade da pasta recém-criada será fechar o cerco contra os planos de saúde. O secretário citou que os problemas mais comuns relatados pelos consumidores são dificuldade para credenciamento de autistas e insistência para troca do plano de pessoa física para jurídica.
“É um absurdo o que algumas operadoras de plano de saúde estão fazendo com consumidor no Distrito Federal. O que estão fazendo com autistas é uma vergonha. Se a pessoa tem filho ou parente autista e tenta fazer o plano de saúde, muitas [operadoras] recusam. Os que já têm, eles estão limitando o plano de saúde: tem direito a fono, mas não a psicólogo. Não vamos aceitar esse desrespeito com o consumidor. Vamos notificar os planos de saúde”, disse.
Na entrevista, o secretário também falou sobre a inclusão da inteligência artificial nas atividades da pasta para reduzir o tempo de resposta ao consumidor.
Assista: