Portal Estado do Acre Notícias

Semente ajuda a regular o colesterol e auxilia na saúde da próstata

Semente ajuda a regular o colesterol e auxilia na saúde da próstata

A saúde masculina é frequentemente negligenciada — ainda mais quando se fala da próstata e fertilidade. Além de manter assiduidade nas consultas médicas, outro fator importante para manter o bem-estar do organismo é uma alimentação balanceada. Entre as estratégias para garantir que o sistema reprodutor masculino esteja em pleno funcionamento, a semente de abóbora se mostra uma peça-chave.

Leia também

Em entrevista à coluna Claudia Meireles, o nutricionista Matheus Maestralle revelou que a semente de abóbora é reconhecida no universo da nutrição como um superalimento. O motivo? A rica presença de nutrientes essenciais para a saúde.

Sementes de abóbora dentro de uma colher de pau perto da abóbora. Fechar-se. Conceito de dieta.Além de nutritivas, as sementes de abóbora são bastante versáteis na alimentação

“A semente de abóbora é um dos alimentos mais ricos em magnésio da natureza, por exemplo. Além disso, ela contém um quantidade de proteína espressiva por porção e ainda possui um aporte significativo de zinco. Quando pensamos nesse trio, há um vantagem especial no que tange à energia, imunidade e função hormonal“, argumenta Matheus Maestralle.

Além da tríade, o alimento também performa como uma importante fonte de gorduras boas, especialmente ácidos graxos insaturados; vitamina E e algumas do complexo B; e fitoquimicos antioxidantes, como carotenoides e polifenóis.

Benefícios da semente de abóbora para a saúde masculina

Segundo Maestralle, o consumo regular da semente de abóbora impacta diferentes aspectos da saúde do homem.”O zinco presente no alimento, por exemplo, é fundamental para a produção de testosterona e para a qualidade do esperma, o que contribui diretamente para a fertilidade. Já os antioxidantes ajudam a proteger as células dos testículos contra o estresse oxidativo, um fator importante para manter a função reprodutiva”, afirma.

Câncer de próstata tem 7,3% de incidência no mundo

No que diz respeito à saúde da próstata, Matheus revela que estudos associam a ingestão frequente das sementes à melhora dos sintomas da hiperplasia prostática benigna, condição comum em homens mais velhos.

Embora  o destaque seja a saúde masculina, a semente confere benefícios independentemente do gênero. “A presença do triptofano, precursor da serotonina e da melatonina, colabora para noites de sono mais tranquilas. A semente também fortalece o coração e a circulação sanguínea, já que o magnésio e as gorduras insaturadas ajudam a regular a pressão arterial e os níveis de colesterol“, reforça o expert em nutrição.

A inclusão do alimento na rotina auxilia a recuperação muscular

Matheus ainda chama atenção para a combinação das proteínas e magnésio presentes nos alimentos. “Somados, eles favorem a recuperação muscular e aumentam a disposição para os treinos”, afirma.

“Além disso, o alimento fortalece a imunidade, graças ao zinco, e exerce efeito anti-inflamatório por conta dos antioxidantes que reduzem danos celulares e processos inflamatórios”, complementa Matheus Maestralle.

Riscos e contraindicações

Apesar de nutritiva, a semente de abóbora exige consumo moderado. Uma porção de 30 g soma cerca de 150 calorias, o que pode contribuir para ganho de peso em excesso. “Versões torradas e salgadas industrializadas podem conter muito sódio, aumentando o risco cardiovascular”, pontua.

Embora raras, alergias devem ser observadas, e a ingestão em excesso pode causar desconforto intestinal, gases e inchaço. “Consumida com casca, a semente fornece mais fibras, ajudando o intestino, mas pode causar desconforto se ingerida em excesso ou mal mastigada. Já sem casca, é mais fácil de digerir e garante melhor absorção dos nutrientes, especialmente os minerais”, alerta Matheus Maestralle.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Sair da versão mobile