A militância e políticos de esquerda começam a se concentrar na Avenida Paulista, em São Paulo, para o ato contra as articulações pela anistia a envolvidos em atos antidemocráticos e a PEC da Blindagem, aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, na última terça-feira (16/9). O público ainda está pequeno e disperso, uma hora antes do ato. A manifestação deve começar às 14h.
Leia também
-
Museu da República vira palco de protesto contra a PEC da Blindagem
-
“Se a PEC da blindagem passar, nos tornaremos juízes”
-
Contra anistia e PEC da Blindagem, esquerda tenta retomar ruas neste domingo
-
Tesoureira do PT defende deputados que votaram a favor da PEC da Blindagem
Os protestos em São Paulo devem ter presenças marcadas de deputados federais, como Guilherme Boulos (PSol) e Tabata Amaral (PSB), e outros políticos. Artistas como Marina Lima, Jota.Pê, Otto, Leoni e João Suplicy também confirmaram presença.
Manifestações em todo o país foram convocadas por políticos, movimentos sociais, artistas e influenciadores e devem servir como termômetro do poder de mobilização da esquerda, que tem levado bem menos gente a seus atos do que a direita no passado recente do país.
Os atos ocorrem após o avanço da Blindagem e da anistia (ainda que em uma versão light) na Câmara. A urgência do texto da Anistia foi aprovada na última quarta-feira (17/9), por 311 a 163 votos. Em seguida, o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) foi designado relator pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Tramitação da Anistia
Apesar de o relator Paulinho da Força querer votar o PL da Anistia (ou PL da Dosimetria) já nesta semana, a oposição ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) resiste a um texto que não seja amplo.
Além disso, mesmo que o texto seja aprovado no plenário da Câmara atendendo às demandas dos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda precisará passar pelo Senado Federal antes de seguir para sanção presidencial. E a maioria dos senadores, assim como o presidente da Casa Alta, Davi Alcolumbre, também resiste a uma anistia ampla.
Outra dificuldade para uma anistia irrestrita é a possibilidade de que o Supremo Tribunal Federal (STF) barre a proposta por inconstitucionalidade. No entanto, ainda não há sinalização clara nesse sentido.
Veja quem são os artistas que confirmaram participação:
- João Suplicy
- Luiz Thunderbird
- Leoni
- Otto
- Rap Plus Size
- Curumin
- Sophia Chablau
- Jota.Pê
- Camarada Janderson
- Marina Lima.