Portal Estado do Acre Notícias

SP: MPF pede suspensão da renovação antecipada entre Enel e prefeitura

sp:-mpf-pede-suspensao-da-renovacao-antecipada-entre-enel-e-prefeitura

SP: MPF pede suspensão da renovação antecipada entre Enel e prefeitura

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo se manifestou, nesta segunda-feira (29/9), favorável pela suspensão imediata de prorrogação antecipada do contrato entre a concessionária Enel e a Prefeitura de São Paulo.

Ação pública da Prefeitura de SP

Segundo a promotoria, a suspensão da prorrogação contratual antecipada deve seguir até que haja uma decisão definitiva sobre um processo administrativo aberto contra a concessionária que pode resultar na caducidade da concessão da empresa. O caso foi aberto em outubro de 2024, após “graves falhas no fornecimento de luz à população”.

“Pelo menos desde 2023, milhares de paulistanos têm enfrentado frequentes interrupções no serviço e longos períodos de espera para o restabelecimento, sobretudo em épocas de fortes chuvas”, apontou o MPF.

Além da suspensão da renovação antecipada, a promotoria federal pede ainda que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), agência reguladora, comunique a Justiça se houver uma decisão definitiva no processo de caducidade.

Leia também

Caso não seja reconhecida a caducidade, o MPF pede que a Justiça Federal imponha à agência reguladora a obrigação de avaliar o pedido de prorrogação do contrato seguindo todos os critérios previstos, que define os parâmetros de “serviço adequado”, como regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, modicidade tarifária e qualidade.

Sair da versão mobile