No ano da COP30, São Paulo recebe a 15ª edição da Virada Sustentável, com programação diversa, gratuita e descentralizada até domingo (21/9). A partir desta sexta-feira (19/9), será possível conferir a mostra Ausências Brasil, no Arquivo Histórico Municipal, retratando as memórias de assassinados e desaparecidos da ditadura brasileira. O musical Homem com H, uma homenagem ao cantor Ney Matogrosso, tem sua estreia no Teatro Porto no dia 19 de setembro.
De 19 a 27 de setembro, a Feira Literária da Zona Sul (FELIZS) toma conta dos espaços culturais da região com saraus, encontros com autores, shows, performances, conversas literárias e oficinas. Na sexta, sábado (20/9) e domingo, o Centro Histórico de São Paulo recebe shows, workshops, rodas de conversa com artistas e mostra de cinema que fazem parte da programação do MIMO Festival. O Aurora Fest 2025 celebra a força e a pluralidade da mulher asiática em um movimento cultural no Largo da Batata no sábado e no domingo.
Leia também
-
Lula minimiza crise de hospedagens na COP30: “Mercado pode regular”
-
Virada Esportiva em SP terá de ginástica a oficina de barco a vela
-
Jovem que interpretou Ney Matogrosso na escola se encontra com cantor
-
O que a anistia da ditadura tem a ver com a anistia para Bolsonaro
Também no sábado e no domingo, o Parque da Independência será palco do evento Brincando com o Esporte, que integra a programação oficial da Virada Esportiva 2025, com práticas esportivas, oficinas criativas e atrações culturais.
Shows, gastronomia, moda e arte são o foco do Festival Pinheiros, que acontece neste domingo. Este é, ainda, o último final de semana para conferir a exposição Rodas e Trilhos, que resgata a história e a evolução dos bondes, trens e ônibus elétricos, no Conjunto Nacional.
9 imagens
Fechar modal.
1 de 9
No ano da COP30, São Paulo recebe a 15ª edição da Virada Sustentável
Reprodução2 de 9
A partir desta sexta-feira, será possível conferir a mostra Ausências Brasil, no Arquivo Histórico Municipal
Reprodução3 de 9
O musical Homem com H, uma homenagem ao cantor Ney Matogrosso, tem sua estreia no Teatro Porto
Divulgação4 de 9
A Feira Literária da Zona Sul (FELIZS) toma conta dos espaços culturais da região
Divulgação5 de 9
O Centro Histórico de São Paulo recebe shows, workshops, rodas de conversa com artistas e mostra de cinema que fazem parte da programação do MIMO Festival
Reprodução6 de 9
O Aurora Fest 2025 celebra a força e a pluralidade da mulher asiática em um movimento cultural no Largo da Batata
Reprodução7 de 9
O Parque da Independência será palco do evento Brincando com o Esporte, que integra a programação oficial da Virada Esportiva 2025
Reprodução8 de 9
Shows, gastronomia, moda e arte são o foco do Festival Pinheiros, que acontece neste domingo
Divulgação9 de 9
Este também é o último final de semana para conferir a exposição Rodas e Trilhos
Reprodução
Virada Sustentável
Completando 15 anos, a Virada Sustentável 2025, maior festival de sustentabilidade da América Latina, traz uma programação gratuita e espalhada por toda a cidade de 17 a 21 de setembro. A agenda apresenta instalações artísticas e culturais, feiras, exposições, performances, oficinas, shows, cinema, debates e Fórum Virada Sustentável. A cantora Mariana Aydar é uma das atrações musicais confirmadas na VS2025.
As ocupações acontecem no Centro Cultural São Paulo, Casa das Rosas, Vão Livre do Masp e ciclovia do Rio Pinheiros. Haverá, também, programação em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros Educacionais Unificados (CEUs) e unidades do Sesc espalhadas em todas as regiões da cidade.
A programação completa você encontra aqui.
Endereço: Locais diversos
Quando: 17 a 21 de setembro
Horário: Horários variados
Preço: Entrada gratuita
Onde comprar: Não é preciso retirar ingresso.
Ausências Brasil
O Núcleo de Preservação da Memória Política (NM), em parceria com o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHM), apresenta a exposição Ausências Brasil, do fotógrafo argentino Gustavo Germano. O objetivo é lançar um olhar sensível para o tema da perseguição política e para os desaparecidos do período da ditadura civil-militar (1964-1985).
Na mostra, os visitantes irão conhecer rostos, histórias dos mortos e desaparecidos durante o período. As ausências nas obras revelam muitas presenças: da dor, da saudade, da injustiça e da própria pessoa desaparecida.
Onde: Arquivo Histórico Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Coronel Fernando Prestes, 152 – Bom Retiro
Quando: 18 de setembro a 8 de outubro
Horário: De segunda a sexta: das 9h às 17h | Sábados: das 10h às 16h
Preço: Entrada gratuita
Onde comprar: Não é preciso retirar ingresso.
Homem com H
Com texto de Emílio Boechat e Marilia Toledo, vencedores do Prêmio Bibi Ferreira, o espetáculo Homem com H chega para apresentar ao público essa figura tão importante para a nossa cultura, Ney Matogrosso – interpretado por Renan Mattos.
O musical é acompanhado por mais 16 atores e banda ao vivo composta por 6 músicos, trazendo a discografia de Ney e a história da vida dele. O espetáculo fica em cartaz a partir de 19 de setembro no Teatro Porto.
Onde: Teatro Porto
Endereço: Alameda Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos
Quando: 19 de setembro a 7 de dezembro
Horário: Sextas e sábados: 20h | Domingos: 17h
Preço: A partir de R$ 125 (meia) e R$ 250 (inteira)
Onde comprar: Sympla
FELIZS
Com o tema Memória e Resistência: A Luta Não é Para Hoje, é Para Sempre, a 11ª edição da FELIZS, a Feira Literária da Zona Sul, vai ocupar escolas, bibliotecas, centros culturais, o Sesc Campo Limpo e outros espaços da região a partir de 19 de setembro.
Nascida do desejo de reunir e valorizar os artistas e escritores da periferia da zona sul, a feira tem a literatura como sua linguagem central, promovendo um intenso intercâmbio cultural. A edição de 2025 presta uma homenagem a Ana Dias, símbolo de resistência popular na região.
A programação completa, com endereços e horários, você encontra aqui.
Endereço: Locais diversos
Quando: 19 a 27 de setembro
Horário: Horários diversos
Preço: Entrada gratuita
Onde comprar: Não é preciso retirar ingresso.
MIMO Festival
Celebrando a brasilidade e suas diferentes manifestações culturais, a 4ª edição do MIMO Festival toma conta do centro de São Paulo nos dias 19, 20 e 21 de setembro. Com o intuito de democratizar o acesso à arte e à cultura, o evento ocupa lugares históricos das cidades por onde passa. Serão mais de 50 atrações, todas gratuitas, com artistas consagrados e novos talentos da música instrumental, em shows e concertos, workshops e rodas de conversa.
Além disso, o festival conta com uma mostra de cinema exclusiva com filmes que narram a trajetória de nomes da música brasileira e suas produções. O MIMO acontece em locais como Vale do Anhangabaú, Praça das Artes, Cultura Artística e Centro Cultural São Paulo. Confira a programação completa aqui.
Endereço: Locais diversos
Quando: 19, 20 e 21 de setembro
Horário: Horários diversos
Preço: Entrada gratuita
Onde comprar: Não é preciso retirar ingresso.
Aurora Fest
Nos dias 20 e 21 de setembro, o Largo da Batata, em Pinheiros, recebe a 3ª edição do Aurora Fest, um festival que vai muito além da gastronomia ou da cultura, sendo uma celebração à mulher asiática. Mais de 60 expositores que representam culturas de todos os países da Ásia vão trazer originalidade, conexão com a comunidade e diversidade de expressões durante o evento.
Além disso, o festival terá gastronomia japonesa, coreana, tailandesa, vietnamita, taiwanesa, libanesa e indiana. Arte, ilustrações, moda, decoração, produtos para pets e beleza também fazem parte do evento.
Onde: Largo da Batata
Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, s/nº – Pinheiros
Quando: 20 e 21 de setembro
Horário: Das 11h às 21h
Preço: Entrada gratuita
Onde comprar: Não é preciso retirar ingresso.
Brincando com o Esporte
Integrando a programação da Virada Esportiva 2025, o evento Brincando com o Esporte acontece neste final de semana no Parque da Independência. Práticas esportivas, oficinas criativas e atrações culturais fazem parte do evento, com destaque para o Show da Luna, no dia 21 de setembro, no palco principal. Também será possível conferir apresentações de marionetes, contação de histórias e o show do Mágico Tralha e sua banda.
No espaço dedicado ao esporte, modalidades como escalada, slackline, skate, patins e trampolim park, além de vivências de esportes adaptados, como basquete em cadeira de rodas, futebol de cegos, tênis de mesa, skate adaptado e oficina de libras são os grandes destaques.
Onde: Parque da Independência
Endereço: Rua dos Sorocabanos, 100 – Ipiranga
Quando: 20 e 21 de setembro
Horário: Das 9h às 18h
Preço: Entrada gratuita
Onde comprar: Não é preciso retirar ingresso.
Festival Pinheiros
O Festival Pinheiros reúne, neste domingo, shows, gastronomia, moda, arte e muita diversão nas ruas do bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Entre as atrações, mais de 10 artistas se apresentam nos palcos ao ar livre espalhados pela região.
Entre os destaques do evento, está o Centro de Treinamento de Heróis, que convida crianças de 7 a 12 anos para participar de um circuito de atividades. Na ativação, os fãs poderão reviver as batalhas épicas do universo Marvel por meio de experiências, filmes, séries e produtos da marca.
Endereço: Rua dos Pinheiros
Quando: 21 de setembro
Horário: Das 9h às 19h
Preço: Entrada gratuita
Onde comprar: Não é preciso retirar ingresso.
Rodas e Trilhos
A exposição Rodas e Trilhos: Eletricidade nos Transportes, que resgata a história e a evolução dos bondes, trens e ônibus elétricos, e apresenta perspectivas sobre o futuro da mobilidade urbana sustentável, está disponível no Conjunto Nacional até o dia 22 de setembro.
Promovida pela Fundação Energia e Saneamento (FES), a mostra conta com painéis, fotografias, documentos e objetos originais que narram a expansão da tração elétrica no Estado de São Paulo. Entre os destaques, estão peças históricas como uma manivela de acelerador de bonde de 1900, um comando automático de estação de trólebus dos anos 1950 e registros raros da implantação do metrô paulistano.
Onde: Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2.073 – Consolação
Quando: Até 22 de setembro
Horário: Segunda, sexta e sábado: das 6h às 22h | Domingo: das 10h às 20h
Preço: Entrada gratuita
Onde comprar: Não é preciso retirar ingresso.