MAIS

    SUS enfrenta problemas de fornecimento de insulina para diabéticos

    Por

    O Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta dois desafios no fornecimento de insulina em 2025: problemas técnicos em canetas reutilizáveis distribuídas a pacientes e a intermitência no abastecimento do medicamento Novolin® N/R Penfill no programa Farmácia Popular. As informações constam em documentos oficiais obtidos pela coluna.

    De acordo com o Ministério da Saúde, foram distribuídas 2 milhões de canetas de insulina reutilizáveis da empresa GlobalX neste ano. As canetas GlobalX U obtiveram registro sanitário da Anvisa em 25 de agosto de 2025, após avaliação técnica. Outras 1,4 milhão de unidades têm entrega programada até outubro.

    Leia também

    Secretarias estaduais de saúde, no entanto, relataram falhas em dispositivos fornecidos. As unidades devolvidas estão sendo inspecionadas para identificação da causa dos problemas.

    Entre as melhorias anunciadas pela fabricante, estão a “transparência no suporte do carpule”, a avaliação da “substituição do sistema de trava por rosca” e a inclusão de “etiquetas de diferenciação entre as insulinas NPH e Regular”. O Ministério da Saúde diz que informará às secretarias assim que houver definição sobre essas alterações.

    “Intermitência” no Farmácia Popular

    Paralelamente, a Novo Nordisk comunicou ao Ministério da Saúde que a Novolin® N/R Penfill (refil para caneta durável) passa por intermitência desde o primeiro trimestre de 2025 e seguirá ao longo do ano no programa Farmácia Popular.

    De acordo com a empresa, o desabastecimento temporário decorre de demanda maior do que a prevista, agravada por restrições globais na capacidade de fabricação e pelo aumento constante no número de pessoas com diabetes.

    O laboratório farmacêutico afirmou ainda em comunicado ao Ministério que mantém a entrega de insulina aos governos federal, estaduais e municipais, honrando os contratos, e que está investindo na ampliação de fábricas, modernização de linhas de produção e pesquisa para garantir maior previsibilidade no fornecimento.