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    Telfar lança sacolas plásticas como uma crítica à indústria da moda

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    Entre os nomes mais disruptivos do cenário fashion global, a estilista Telfar Clemens, à frente da empresa homônima, desponta como uma das personalidades mais bem posicionadas da atualidade. Neste lançamento, que marca duas décadas da grife, a label optou por apresentar sacolas plásticas, banidas em Nova York desde 2020, como uma metáfora à própria identidade.

    Vem entender melhor!

    Imagem de campanha da Telfar Plastic Bag - MetrópolesO modelo foi lançado em 15 de agosto de 2025

     

    Telfar lança sacolas plásticas em tom irônico

    Qual o verdadeiro valor do luxo? A grife nova-iorquina Telfar parece não se importar com a resposta, mas questiona consumidores e fashionistas sobre a verdadeira longevidade de uma identidade atrelada a um produto ou marca. Celebrando 20 anos de atividade, a etiqueta de moda agênero trouxe de volta a discussão em torno da Bushwick Birkin — bolsa da Telfar feita em couro sintético — ao lançar o modelo Plastic Bag, feito de nylon revestido e vendido por US$ 195 (apróximadamente R$ 1.058, na cotação atual).

    As sacolas de plástico, destinadas para compras, foram banidas de Nova York ainda em 2020, como uma tentativa de reduzir danos ambientais. No mesmo ano, a etiqueta anunciou sua saída da indústria da moda, ao revelar que não seguiria mais o ritmo convencional de temporadas. Agora, com a peça lançada em agosto, a Telfar retoma a narrativa anti-indústria.

    “A cidade mudou porque as sacolas são descartáveis ​​— nós saímos porque nunca fomos —, mas o plástico é para sempre”, pontuou a marca em comunicado à imprensa.

    3 imagensTelfar Plastic Bag "I Love NY"Telfar Plastic Bag "Thank you for shopping Telfar"Fechar modal.1 de 3

    Telfar Plastic Bag “I Love NY”

    Telfar/Divulgação2 de 3

    Telfar Plastic Bag “I Love NY”

    Telfar/Divulgação3 de 3

    Telfar Plastic Bag “Thank you for shopping Telfar”

    Telfar/Divulgação

     

    O modelo irônico recria os clássicos designs popularizados pelas sacolas de compra de Nova York. As frases Thank you for shopping with us (Obrigado por comprar conosco, em tradução livre) e I love NY (Eu amo Nova York) chegam como agradecimento aos consumidores da marca por acompanhá-la durante esses 20 anos de piadas e críticas aos padrões da moda.

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    Nas proporções, a Plastic Bag é uma bolsa tote convencional com elástico nas alças e confeccionadas somente nos tamanhos M e L (médio e grande). Ao todo, 15 variações foram lançadas no site oficial e restam apenas sete modelos para aquisição.

    Imagem de campanha da Telfar Plastic Bag - MetrópolesA bolsa foi lançada em dois tamanhos

     

    Imagem de campanha da Telfar Plastic Bag - MetrópolesAinda restam opções no site

     

    Sobre a Telfar

    Fundada pelo estilita Telfar Clemens em 2005, a grife foi uma das principais etiquetas de moda ligadas ao movimento LGBTQIAPN+ junto às comunidades negras de Nova York. Nas produções da label, a marca foca em ironias, provocando questionamentos sobre a sociedade, padrões estéticos e inclusão dentro do mercado de moda.

    Com coleções variadas e oferecendo modelagens para diversos corpos, a etiqueta também é destaque nas passarelas, fora a notoriedade de suas bolsas e acessórios.