A forte influência do TikTok no dia a dia é percebida na maneira como consumimos e produzimos conteúdos digitais, impactando desde a estética até a linguagem. No universo da moda, a plataforma se consolidou como uma potência, capaz de lançar e propagar tendências de forma democrática, além de impulsionar vendas. Dentro deste contexto, a funcionalidade de e-commerce integrada ao aplicativo em 2023, nomeada de TikTok Shop, se destaca como uma importante ferramenta para marcas que visam um aumento de vendas no delicado cenário econômico atual.
Vem entender!
O braço de e-commerce do aplicativo tem ganhado relevância entre marcas
TikTok Shop: uma vantagem para as marcas
O TikTok une os processos de descoberta e compra de produtos por meio do TikTok Shop, ferramenta na qual o usuário pode consumir um conteúdo e, em seguida, adquiri-lo sem sair do aplicativo. A divisão de vendas da rede social oferece quatro formatos diferentes para a experiência de compra do consumidor: vídeos curtos realizados por uma base credenciada de criadores, lives, vitrines de produtos e abas das lojas.
Leia também
-
Moda e paternidade ganham espaço entre homens em app de inspiração
-
Fast-fashion: França mira na Shein e Temu e protege mercado europeu
A plataforma se consolidou como uma potência, capaz de lançar e propagar tendências de forma democrática, além de impulsionar vendas
Para as marcas, tem se tornado vantajosa a presença no TikTok Shop: análises apontam que o universo de conteúdo fashion na plataforma não para de crescer. De acordo com o relatório de dados internos do TikTok, em 2024, foram mais de 14 milhões de vídeos criados sobre o segmento, e, em 2025 as buscas relacionadas aumentaram em mais de 404 milhões.
@leleburnier Não me toquei que a o enquadramento mudou como vocês podem perceber kkkkkkkk #grwm ♬ som original – LELÊ BURNIER
Uma pesquisa realizada com usuários da rede social revelou que roupas, calçados e acessórios estão em primeiro lugar entre as categorias de compra mais influenciadas pelos vídeos da plataforma, seguidos por itens de higiene pessoal, beleza e perfumaria.
Dados apontam que o universo de conteúdo fashion na plataforma não para de crescer
Itens de higiene pessoal, beleza e perfumaria estão entre as categorias de compra mais influenciadas pela plataforma
Driblando a fadiga dos consumidores
Um relatório da empresa Worth Global Style Network (WGSN), que prevê tendências comportamentais, revelou a palavra-chave para definir a conduta futura do consumidor em 2027: witherwill. O termo, criado por John Koenig – autor do Dictionary of Obscure Sorrows – é definido como um anseio de se libertar das responsabilidades.
A tendência será uma espécie de resposta à fadiga digital e ao estresse emocional, cujos efeitos já podem ser sentidos diariamente pelo público. O esgotamento coletivo fará com que os consumidores busquem por alternativas comerciais que tragam alegria e leveza para os processos de compra. Isso significa que conteúdos autênticos e realistas trarão credibilidade para as marcas e aumento do interesse pelos produtos.
O comportamento virá como resposta ao cansaço digital
Conteúdos autênticos e realistas trarão credibilidade para as marcas
A TikTok Shop se mostra como uma das alternativas para o futuro do consumo, considerando que a plataforma conquistou uma legião de usuários devotos às possibilidades de criação do aplicativo. Nela, o público tem liberdade para criar e compartilhar informações sobre diversos assuntos, alcançando diferentes nichos.
A criação de conteúdo digital autêntico aproxima a marca do consumidor