O pequeno Henrique Lima, de 6 anos, foi diagnosticado com um tumor cerebral em março do ano passado. Com dores de cabeça, fraqueza, vômitos e sonolência, os sintomas do menino foram confundidos com gripe, virose e até dengue. O caso aconteceu em Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Leia também
-
Menino de 6 anos morre após tumor cerebral ser confundido com cansaço
-
Mulher descobre tumor cerebral após alerta de smartwatch. Entenda
-
Com dor de cabeça frequente, mulher descobre tumor cerebral de 15 anos
-
Homem diagnosticado com tumor cerebral alerta sobre sinal que ignorou
Sempre brincalhão e torcedor fanático do Atlético Mineiro, Henrique estava muito quieto e sua mãe, Katiane Lima, ficou preocupada ao ver o pequeno desanimado. Os primeiros indicativos da doença surgiram em fevereiro de 2024. Após seis idas ao hospital, nenhum parecer médico acalmava o coração da esteticista.
Sem melhora, a mulher procurou mais uma unidade médica no final de março, mas exigiu que seu filho fosse atendido por um médico neurologista. Depois de serem encaminhados pelo pediatra ao profissional desejado, ele inicialmente relutou em solicitar uma tomografia, mas acabou atendendo o pedido após a insistência da mãe.
Os exames revelaram o que a mineira já pressentia: Henrique tinha dois tumores grandes no cérebro e foi diagnosticado com meduloblastoma, tumor maligno de crescimento rápido.
“Eu já sentia que algo estava errado na cabeça do Henrique e não ia sair daquele hospital até ter o diagnóstico correto do meu filho”, relata Katiane.
Sintomas mais comuns de tumores cerebrais
- Dores de cabeça.
- Alterações na visão.
- Convulsões.
- Problemas de equilíbrio.
- Mudanças de humor e personalidade.
- Dificuldades na fala e memória.
O que é meduloblastoma?
A médica oncologista Alessandra Leite explica que o meduloblastoma se caracteriza por ser um dos tumores cerebrais mais comuns no sistema nervoso central de crianças. Agressiva, a condição costuma aparecer no tronco cerebral ou no cerebelo, que são áreas responsáveis por funções vitais como respiração e equilíbrio. Ainda não está claro o que causa os tumores em crianças.
Para tratar o tumor cerebral, é realizada uma operação para retirar completamente a lesão. Dependendo da idade e fatores de risco, sessões de radioterapia e quimioterapia são indicadas como terapia complementar.
“Por estarem situados na fossa posterior, a depender da localização, a abordagem cirúrgica pode ser complicada pelo risco de lesões”, afirma a profissional do Hospital Santa Lúcia Gama, em Brasília.
Segundo Alessandra, se a condição for diagnosticada após os três anos, como no caso de Henrique, e a operação conseguir retirar todas as lesões cancerígenas, as chances de cura sobem para mais de 70%.
A médica ressalta que é importante estar atento aos sintomas relatados pelos pequenos para diagnosticar a doença o mais rápido possível, aumentando as chances de sucesso no tratamento.
Tratamento e recuperação
Logo após ser diagnosticado, em 30 de março, Henrique foi submetido a uma operação que conseguiu retirar completamente o tumor. O procedimento durou mais de 12 horas e era de alto risco, com possibilidade do menino perder os movimentos dos pés, mãos ou até morrer.
Depois de um mês, Henrique realizou o primeiro protocolo de terapia, intercalando sessões de quimioterapia e radioterapia semanalmente. No segundo ciclo, foram mais oito aplicações quimioterápicas, encerradas em julho de 2025.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Imagem mostra Henrique após a cirurgia para a retirada do tumor
Acervo pessoal 2 de 3
Henrique realizou várias sessões de quimioterapia
Acervo pessoal 3 de 3
O menino é torcedor fanático do Atlético Mineiro
Acervo pessoal
Atualmente, a criança está recuperada e deve voltar à escola ainda neste mês. Ele realiza monitoramento trimestral com ressonância magnética para que os médicos possam observar se há recidiva do tumor.
“Se eu não tivesse pedido a tomografia, meu filho não estaria vivo hoje. Os profissionais de saúde deveriam ficar mais atentos, mesmo que os sintomas pareçam comuns”, desabafa Katiane.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!