MAIS

    Trump acusa FBI de agir como “agitador” em ataque ao Capitólio

    Por

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o ex-diretor do FBI Christopher Wray de mentir sobre a presença de agentes infiltrados nos protestos de 6 de janeiro de 2021, que resultaram na invasão ao Capitólio.

    Trump afirmou que os agentes atuaram como “agitadores” entre os apoiadores do republicano que participaram da invasão.

    “Agentes do FBI estavam no protesto de 6 de janeiro, provavelmente agindo como agitadores e insurreicionistas, mas certamente não como ‘agentes da lei’. Quero saber quem são cada um desses chamados ‘agentes’ e o que eles estavam fazendo naquele dia agora ‘histórico’”, escreveu Trump nas redes sociais.

    O republicano ainda declarou que “muitos patriotas americanos” foram obrigados a pagar um preço “altíssimo apenas pelo amor à pátria” e cobrou explicações de Wray sobre o que classificou como “mentira”.

    Os ataques ao simbólico prédio do Congresso dos EUA em 2021 provocaram a morte de dois manifestantes e três policiais, além de terem deixado 140 feridos.

    Centenas de pessoas foram condenadas no julgamento em massa relacionado à invasão de 6 de janeiro de 2021. Crimes mais graves foram julgados individualmente, gerando penas de mais de 20 anos. Trump tem reiterado que os atos daquele dia são uma “farsa”.

    O prejuízo dos ataques, segundo estimativas de outubro de 2022, ultrapassou R$ 15,2 milhões. O montante engloba danos no edifício e nos terrenos do Capitólio, além de custos relativos aos prejuízos da Polícia do Congresso.

    Ofensiva contra outro ex-diretor

    O ex-diretor do FBI James Comey foi indiciado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, nessa quinta-feira (25/9), por acusações criminais de falso testemunho e obstrução. Se condenado, ele pode pegar até cinco anos de prisão.

    “Estou com o coração partido pelo Departamento de Justiça, mas tenho grande confiança no sistema judiciário federal e sou inocente, então vamos ter um julgamento e manter a fé“, afirmou Comey.

    Trump, por sua vez, chamou o ex-chefe do FBI de “corrupto” e disse que ele foi acusado “por vários atos ilegais e ilícitos”.

    “Ele tem sido tão ruim para o nosso país por tanto tempo, e agora está começando a ser responsabilizado por seus crimes contra nossa nação”, publicou o presidente norte-americano na rede Truth Social.

    O relacionamento entre os dois é conturbado desde 2017, quando o então presidente demitiu o diretor do FBI logo após Comey confirmar publicamente que a campanha de Trump estava sob investigação por suspeitas de interferência russa nas eleições.

    Desde então, Comey se tornou um crítico proeminente do republicano, afirmando que ele era “moralmente inapto” para o cargo.