Portal Estado do Acre Notícias

Trump desabafa após cúpula na China: “Perdemos Índia e Rússia”

trump-desabafa-apos-cupula-na-china:-“perdemos-india-e-russia”

Trump desabafa após cúpula na China: “Perdemos Índia e Rússia”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avaliou nesta sexta-feira (5/9) que parece ter “perdido” a Índia e a Rússia para a China. A declaração foi feita por Trump na rede social que ele possui, a Truth Social, acompanhada de uma foto dos líderes juntos.

“Parece que perdemos a Índia e a Rússia para a China, a mais profunda e sombria. Que eles tenham um futuro longo e próspero juntos! Presidente Donald J. Trump”, escreveu o presidente dos EUA.

O presidente da China, Xi Jinping, recebeu líderes como o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un. Eles se encontraram na China para a Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), que reuniu o bloco de cooperação política, econômica e militar formado por nove países: China, Índia, Irã, Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Paquistão, Tadjiquistão e Uzbequistão.

Além de conversarem, os líderes acompanharam um grande desfile militar chinês, no qual foram apresentadas novas armas das forças armadas comandadas por Xi Jinping.

5 imagensFechar modal.1 de 5

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, conversa com o presidente da Rússia, Vladimir Putin (E), e com o presidente da China, Xi Jinping, antes da Cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) de 2025, no Centro de Convenções e Exposições Meijiang, em Tianjin, China.

2 de 5

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (E), encontra-se com o presidente da China, Xi Jinping (D), durante a 25ª reunião do Conselho de Chefes de Estado da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) em Tianjin, China, em 31 de agosto de 2025

Press Information Bureau (PIB) / Material divulgado/Anadolu via Getty Images3 de 5

A formação de combate aéreo não tripulado participa de um desfile em Pequim, capital da China, em 3 de setembro de 2025

Divulgação/Xinhua4 de 5

A formação da Guarda de Honra do Exército de Libertação Popular (ELP) participa de um desfile durante uma grande reunião para marcar o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês

Divulgação/Xinhua5 de 5

“Nada pode deter o crescimento da China”, diz Xi Jinping em desfile militar

Lintao Zhang/Getty Images

 

Eles acompanharam o desfile militar que celebrou o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês, após a rendição formal do Japão na Segunda Guerra Mundial, na quarta-feira (3/9).

“Conspiram contra os Estados Unidos”

Trump tem mostrado que não ficou satisfeito com o encontro dos líderes na China e afirmou que Putin e Kim Jong-un conspiraram contra os Estados Unidos ao participarem juntos do evento em Pequim.

“Por favor, transmitam meus mais calorosos cumprimentos a Vladimir Putin e Kim Jong-un, enquanto conspiram contra os Estados Unidos da América”, escreveu Trump em tom irônico, na terça-feira (2/9).

Na mesma mensagem, ele disse esperar que o presidente chinês Xi Jinping lembrasse o sacrifício de milhares de norte-americanos que morreram no combate contra a ocupação japonesa e destacou que os EUA contribuíram para garantir a liberdade da China.

“A grande questão a ser respondida é se o Presidente Xi da China mencionará ou não a enorme quantidade de apoio e ‘sangue’ que os EUA deram à China para ajudá-la a garantir sua LIBERDADE de um invasor estrangeiro muito hostil. Muitos americanos morreram na busca da China por Vitória e Glória. Espero que sejam devidamente homenageados e lembrados por sua bravura e sacrifício!”, enfatizou o republicano.

O desfile foi transmitido pela televisão estatal chinesa. Os telões gigantes exibiam símbolos da paz, enquanto a multidão agitava milhares de bandeiras vermelhas distribuídas pelo regime.

Sair da versão mobile