MAIS

    Trump divulga imagens de novo ataque a barco em águas internacionais

    Por

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou, nessa sexta-feira (19/9), o vídeo de mais um ataque militar a uma embarcação que, supostamente, estaria transportando drogas, com destino ao país. O presidente norte-americano informou que três “narcoterroristas” morreram. Já houve duas ações parecidas antes, nas quais 14 pessoas foram mortas.

    O vídeo divulgado por Trump mostra uma embarcação, que, segundo o presidente, pertencia a uma organização “narcoterrorista” e era movida a motor, transitando no mar. Alguns segundos se seguem até que há um disparo e uma explosão. A embarcação, então, desaparece.

    Donald Trump afirmou que o ataque “cinético letal” foi determinado por ordem dele. “Por ordem minha, o Secretário da Guerra ordenou um ataque cinético letal a uma embarcação afiliada a uma Organização Terrorista Designada que realizava narcotráfico na área de responsabilidade do USSOUTHCOM [um centro de comando dos EUA].”

    Ainda conforme Trump, a informação de que a embarcação carregava narcóticos ilícitos partiu do serviço de inteligência norte-americano. Diferentemente das ocorrências anteriores, quando ele disse que as embarcações eram da Venezuela, desta vez o republicano não especificiou a suposta origem do barco.

    “A inteligência confirmou que a embarcação traficava narcóticos ilícitos e transitava por uma rota conhecida de narcotráfico, a caminho de envenenar americanos. O ataque matou três narcoterroristas do sexo masculino a bordo da embarcação.”

    Imagem colorida reprodução de postagem de TrumpTrump afirma que embarcação levava drogas

    Leia também

    Nenhum membro das Forças Armadas dos EUA se feriu no ataque, disse Trump. O presidente ainda deu um aviso, em caixa alta:

    “PAREM DE VENDER FENTANIL, NARCÓTICOS E DROGAS ILEGAIS NOS ESTADOS UNIDOS E DE COMETER VIOLÊNCIA E TERRORISMO CONTRA AMERICANOS!!!”, alertou.

    Este é, pelo menos, o terceiro ataque dos EUA contra embarcações em águas internacionais. Na última segunda-feira (15/9), Trump afirmou que os EUA haviam destruído uma embarcação com drogas supostamente saídas da Venezuela, na qual havia três pessoas que morreram. A primeira ação deste tipo foi divulgada no dia 2 deste mês, com a informação de 11 pessoas mortas.