O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não veria razão para excluir a Rússia da economia global, sinalizando que o isolamento comercial do país pode estender a guerra entre Rússia e Ucrânia.
O vice-líder norte-americano, J.D Vance, esclareceu que estas seriam as pretensões de Trump, durante entrevista a uma emissora de TV, nesta quarta-feira (10/9). Vance ainda afirmou que os entraves para um cessar-fogo estão sendo discutidos.
“O presidente (Trump) foi muito aberto, tanto com os europeus quanto com os russos, ao afirmar que não vê razão para isolarmos economicamente a Rússia, exceto pela continuação do conflito. Ele quer que a matança cesse. E, do outro lado da paz, ele está muito aberto a uma série de acordos econômicos que sejam benéficos para os Estados Unidos”, disse Vance, no decorrer do programa One America News Network.
O vice-presidente explicou que, apesar das sanções, a Rússia permanece sendo uma potência econômica em recursos, sobretudo quando se trata de petróleo, gás e riqueza mineral. Anteriormente, Trump pedia aos países europeus que interrompessem a compra do petróleo russo, justificando que a prática financia diretamente a guerra.
Leia também
-
Homem diz que foi impedido de entrar nos EUA por meme de J.D. Vance
-
Leão XIV recebe Vance, vice de Trump, e pede fim de conflitos mundiais
-
Primeiro papa dos EUA, Leão XIV já criticou JD Vance, vice de Trump
-
Vance: o vice de Trump é produto perigoso da guerra híbrida de Putin
No entanto, Vance sinaliza que as propostas para um acordo de paz podem incluir suspensão de sanções, observando uma relação econômica futura muito positiva com Ucrânia e Rússia, além de garantir uma paz duradoura para os EUA e não ser rígido com ambos os lados.