A alimentação tem papel fundamental no desempenho de atletas, e um vegetal que vem ganhando destaque nesse cenário é a beterraba. Em entrevista ao Metrópoles, a nutricionista Cibele Santos explicou como essa raiz pode se tornar uma aliada na performance esportiva, principalmente por sua alta concentração de nitratos.
Leia também
-
Pré-treino diferente: veja os benefícios do suco de beterraba
-
Suco de beterraba pode aumentar força muscular nos treinos, diz estudo
-
Suco de beterraba reduz pressão arterial em idosos, mostra estudo
-
Não costuma comer beterraba? Veja por que mudar isso hoje mesmo
“O óxido nitrato é uma forma de nitrogênio que se encontra naturalmente em alimentos como a beterraba e é convertido em óxido nítrico no organismo”, explica Cibele. Segundo ela, o óxido nítrico é um potente vasodilatador, o que significa que ele melhora o fluxo sanguíneo e facilita o transporte de oxigênio.
A beterraba ajuda no combate à anemia e na desintoxicação do corpo
Getty Images
O suco de beterraba é uma ótima opção detox
Getty Images
O vegetal ajuda a combater a inflamação
Claudia Totir/Getty Images
Beterraba contribui para a abertura dos vasos sanguíneos
Getty Images
De acordo com a especialista, a beterraba também é rica em antioxidantes, vitamina C, ácido fólico, potássio, fibras e betalaínas — substâncias com ação anti-inflamatória. Porém, é o nitrato que mais chama atenção dos atletas. “Ele melhora a eficiência dos glóbulos vermelhos, facilita a circulação e pode até auxiliar no controle da pressão arterial”, completa.
Performance e resistência
Para quem pratica esportes de endurance, como corrida ou ciclismo, esse vegetal pode ser especialmente útil. “O consumo de suco de beterraba cerca de duas a três horas antes do exercício pode aumentar a performance, devido ao aumento da eficiência no uso de oxigênio”, orienta a nutricionista.
Em atividades de força, como musculação, o alimento também pode colaborar com o desempenho. “O suco antes do treino ajuda na circulação e no fornecimento de energia”, afirma Cibele.
Como consumir a beterraba
A melhor forma de aproveitar os benefícios da beterraba é consumi-la crua ou em sucos. “Recomenda-se de 200 a 500 ml de suco por dia, ou uma beterraba inteira, sempre de acordo com a tolerância e os objetivos de cada pessoa”, diz a nutricionista. Saladas ou pratos quentes também são boas opções.
Apesar de seus benefícios, Cibele reforça: “Em casos como a anemia ferropriva, a beterraba pode complementar, mas não substitui o tratamento com ferro.”
Por isso o ideal é sempre consultar um nutricionista ou médico antes de fazer grandes mudanças na dieta. Com orientação adequada, a beterraba pode se transformar em um verdadeiro combustível natural para o corpo de quem pratica atividade física.