Portal Estado do Acre Notícias

Veja o legado da atriz Claudia Cardinale, que morreu aos 87 anos

veja-o-legado-da-atriz-claudia-cardinale,-que-morreu-aos-87-anos

Veja o legado da atriz Claudia Cardinale, que morreu aos 87 anos

A indústria cinematográfica se despediu, nesta terça-feira (23/9), de uma de suas estrelas mais brilhantes: a atriz Claudia Cardinale, que faleceu aos 87 anos. Com uma carreira que se estendeu por mais de seis décadas, a estrela de cinema brilhou em produções italianas, francesas e americanas.

Leia também

Natural da região de La Goulette, na Tunísia, Claude Joséphine Rose Cardinale nasceu em 15 de abril de 1938. Sua jornada no mundo do cinema começou na adolescência, quando venceu um concurso de beleza que fez com que ela se chegasse até a Itália. Foi a partir daí que ela chamou atenção do universo dos longa-metragens.

Entenda

9 imagensFechar modal.1 de 9

Atriz Claudia Cardinale

Europa Press/Europa Press via Getty Images2 de 9

A estrela italiana faleceu aos 97 anos

ianni Ferrari/ Getty Images)3 de 9

A notícia foi confirmada pelo agente da atriz, Laurent Savry, à AFP

Getty Images 4 de 9

Claudia Cardinale se tornou atriz por acaso

Peter Bischoff/Getty Images5 de 9

A atriz, que é embaixadora da Boa Vontade da ONU para os direitos das mulheres, brilhou em filmes de sucesso na Europa e em Hollywood

Getty Images/Ullstein Bild6 de 9

Em 1993, recebeu o Leão de Ouro pela carreira do Festival de Veneza e, nove anos depois, teve o mesmo reconhecimento do Festival de Berlim ao receber o Urso de Ouro Honorário

Getty Images7 de 9

Ela permaneceu ativa nas telas até os anos de 2010

Carlo Bavagnoli/Mondadori /Getty Images8 de 9

Claudia nasceu na Tunísia, mas se consagrou no cinema italiano

Carlo Bavagnoli/Mondadori /Images9 de 9

Claudia teve dois filhos, Claudia Squitieri e Patrick Cristaldi

Silver Screen Collection/Getty Images

Relembre os filmes da estrela do cinema europeu Claudia Cardinale

O Leopardo (1963)

Dirigido por Luchino Visconti, o longa é considerado uma obra-prima. Nele, Cardinale contracena com Burt Lancaster e Alain Delon em uma trama que discute a decadência da aristocracia italiana.

Na trama, Claudia interpretou Angelica Sedara, uma jovem siciliana que encanta a alta sociedade durante o período do Risorgimento — a unificação italiana.

Oito e meio (1963)

Dirigido por Federico Fellini, o filme é considerado uma das maiores joias do cinema italiano. O enredo metalinguístico traz Claudia Cardinale como uma musa idealizada pelo diretor Guido Anselmi, interpretado pelo ator Marcello Mastroianni, personagem central que vive uma profunda crise criativa.

A Pantera Cor-de-Rosa (1963)

Neste clássico de comédia dirigido por Blake Edwards, Claudia Cardinale vive a princesa Dala, herdeira do diamante A Pantera Cor-de-Rosa.

O primeiro filme da franquia gira em torno das tentativas desastradas do inspetor Jacques Clouseau, vivido por Peter Sellers, de capturar um ladrão que planeja roubar a joia.

Todos os caminhos levam a Roma (2015)

O filme de comédia romântica conta a história da personagem Maggie, uma professora universitária de Nova York, interpretada por Sarah Jessica Parker, que viaja com a filha adolescente para a Itália.

A narrativa cómica gira em torno da fuga inesperada da filha adolescente de Maggie durante as férias. Para conseguir reencontrá-la, a mãe conta com a ajuda do ex-namorado italiano, Luca, vivido por Raoul Bova, e a ex-sogra, Carmen, interpretada por Claudia Cardinale.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Sair da versão mobile