Que tal aproveitar a chegada do calor, a poucos dias da primavera, para atualizar o guarda-roupas com peças que têm a ver com a temporada? Das 11h às 19h deste domingo (14/9), mais uma edição do It’s Time Brechó reúne uma curadoria de lojas de segunda mão e marcas autorais. Desta vez, no pilotis da Biblioteca Nacional de Brasília, com entrada gratuita e aberta ao público, e participação de 45 brechós.
A Coluna Ilca Maria Estevão marcou presença novamente e reuniu garimpos de sete expositores para inspirar quem passar pelo segundo dia do evento, promovido pela Feira Cultural Varanda BSB. Vem conferir!
Impression by Chris Meireles
Christiane Meireles é jornalista e tem uma paixão em especial pela moda. Por isso, também trabalha com consultoria de imagem. Na pandemia de Covid-19, em particular, ela percebeu que muitas roupas “sobravam” no guarda-roupa das clientes, entre desapegos e compras que não faziam mais sentido no estilo delas.
Leia também
-
Moda na capital: veja 4 eventos fashion que agitam o DF em setembro
-
New York Fashion Week: o que esperar da temporada de verão 2026
-
Com Mondepars, Sasha Meneghel fortalece moda brasileira fora do país
-
Aleha: em Brasília, Alessandra Hohl apresenta a essência da marca
Foi quando a empreendedora, que também é figurinista, teve a ideia de fazer essas peças circularem e abriu o brechó Impression by Chris Meireles. Para esta edição do It’s Time Brechó, ela separou roupas com estilos que transitam entre o clássico e o alternativo, além de uma variedade de estilos de calçados.
Joci Caetano
Joci Caetano trabalha com artesanato desde o começo dos anos 2000. Inicialmente, com couro, sandálias e bolsas. Depois, migrou para os metais, com fios de latão e cobre, quando descobriu o interesse pela joalheria, mercado no qual ele adentrou e se especializou ao longo de 20 anos. Nas peças, produzidas toda semana, ele prioriza o cuidado com a textura e a oxidação, como se fossem esculturas em miniatura.
Tutu Basic
Linhas geométricas, cores vivas e a diversidade brasileira ganham forma nas bolsas da Tutu Basic, marca de acessórios criada há dois anos por Renata Canto. Segundo ela, o nome vem do yorubá e significa “jovem” e “alegre”. As peças, pautadas por um olhar sustentável, levam materiais reaproveitados das sobras de costureiras, como as lonas e retalhos.
Deby & Dany Brechó Sustentável
A família de Débora de Oliveira tem uma tradição com brechós. Ao lado da irmã, ela comanda o Deby & Dany Brechó Sustentável e atua há mais de 20 anos na área. A curadoria é inteiramente selecionada de um fornecedor paulista e, nas opções disponíveis para o It’s Time Brechó, o destaque escolhido pela coluna é de acessórios e bijuterias.
Brechó Masculino BSB
Klever Moraes costumava acompanhar a esposa, que trabalha com brechós, para ajudá-la. Com a experiência, percebeu uma demanda por moda masculina em eventos voltados para a área. Por isso, há quatro anos, deu início ao Brechó Masculino BSB, priorizando itens de marcas conhecidas em preços acessíveis, com uma curadoria cuidadosa com os detalhes.
Nefélia
Outra etiqueta autoral presente nesta edição é a slow fashion Nefélia, criada por Marina Novaes, também como um impulso criativo em meio à pandemia. O ponto de partida, naquele período, foi a alegria pop do dopamine dressing, que ainda prevalece em peças-chave com inspirações históricas, culturais e da natureza, lançadas em duas pequenas coleções anuais.
Luja Brechó
Participando pela primeira vez do evento, o Luja Brechó é uma parceria entre duas cunhadas, nos negócios e no nome da marca: Luciane Miranda e Jakcelia Novaes. A dupla começou no ramo vendendo roupas próprias e da família, até estender a ideia para feiras de brechó. Desde então, são três anos trabalhando com moda circular. Na curadoria para o It’s Time Brechó, o destaque da coluna vai para os shorts coloridos e estampados, com toque primaveril e boho.
O que mais encontrar por lá
Além dos itens de moda e design, o It’s Time Brechó reúne expositores de gastronomia, com doces e cervejas locais. À tarde, os DJs Chikão (13h) e Sarahecanela (16h) comandam o som da feira.
Na galeria abaixo, veja mais alguns dos garimpos na coluna no evento:
Garimpo do brechó Impression by Chris Meireles, no evento It’s Time Brechó
Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles2 de 14
Garimpo do brechó Impression by Chris Meireles, no evento It’s Time Brechó
Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles3 de 14
Peça do joalheiro Joci Caetano, no evento It’s Time Brechó
Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles4 de 14
Peça do joalheiro Joci Caetano, no evento It’s Time Brechó
Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles5 de 14
Bolsa da marca Tutu Basic, no evento It’s Time Brechó
Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles6 de 14
Bolsa da marca Tutu Basic, no evento It’s Time Brechó
Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles7 de 14
Acessório da curadoria do Deby & Dany Brechó Sustentável, no evento It’s Time Brechó
Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles8 de 14
Acessório da curadoria do Deby & Dany Brechó Sustentável, no evento It’s Time Brechó
Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles9 de 14
Garimpo do Brechó Masculino BSB, no evento It’s Time Brechó
Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles10 de 14
Garimpo do Brechó Masculino BSB, no evento It’s Time Brechó
Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles11 de 14
Peça da marca Nefélia, no evento It’s Time Brechó
Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles12 de 14
Peça da marca Nefélia, no evento It’s Time Brechó
Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles13 de 14
Short do Luja Brechó, no evento It’s Time Brechó
Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles14 de 14
Short do Luja Brechó, no evento It’s Time Brechó
Eduardo Iff/Especial para o Metrópoles