Brasilienses que passavam pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), no sentido Gama, na tarde desta terça-feira (16/9), foram surpreendidos por chuviscos. O registro contrasta com os dias de calor intenso e baixa umidade que marcaram o início da semana no Distrito Federal.
Assista:
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é típico da época do ano, marcada pela transição entre o inverno e a primavera, que tem início na próxima segunda-feira (22/9). “Estamos no final do inverno, quase adentrando na primavera. Essa mudança marca a transição entre o período seco e o chuvoso”, explicou o instituto.
A média climatológica para setembro em Brasília é de 34 milímetros de chuva. Ainda de acordo com o Inmet, há previsão de novas pancadas isoladas ao longo da semana em diferentes regiões do DF.
Mesmo que sejam rápidos, os breves chuviscos aliviam um pouco da secura que castiga os brasilienses. Nesta semana, os termômetros chegaram a marcar temperaturas próximas dos 35 °C em algumas regiões administrativas, acompanhadas de umidade relativa do ar abaixo de 20%.
Atualmente, o DF tem um alerta amarelo, de perigo potencial, para baixa umidade. Ainda segundo o Inmet, a umidade relativa do ar tende a variar entre 20% e 30%, e as orientações à população incluem a ingestão de líquido, evitar desgaste físico e exposição ao sol nas horas mais secas e quentes do dia.