MAIS

    Vídeo mostra onça que atacou homem pulando muro e entrando em casa

    Por

    Um vídeo feito por moradores de Extrema, distrito de Porto Velho (RO), mostra o momento em que uma onça-pintada salta um muro e atravessa a rua antes de entrar em uma residência. O animal circulou pela comunidade durante toda a segunda-feira (22/9), até ser capturado por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) à noite, após uma operação que durou cerca de 10 horas.

    Assista:

    A gravação, compartilhada nas redes sociais, mostra a movimentação do felino, que também foi perseguido por policiais durante o trajeto.

    Segundo o Ibama, a captura contou com apoio de um veterinário, que conseguiu sedar a onça. O animal foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e deverá ser solto em área de floresta distante do distrito.

    O instituto também informou que a captura foi concluída “com êxito, garantindo a preservação da vida da onça e devolvendo a tranquilidade à comunidade de Extrema”. O órgão destacou ainda que a presença de onças em áreas urbanas está relacionada à perda de habitat, agravada pelo período de queimadas, quando os animais procuram água, alimento e abrigo em regiões habitadas.

    O distrito de Extrema é cercado por áreas de floresta e terras indígenas, o que, segundo especialistas, aumenta a probabilidade de encontros entre moradores e animais silvestres.

    Homem ferido ao tentar conter onça

    O episódio também deixou um morador ferido. Nardeli dos Santos Silva relatou que tentou impedir que o felino se aproximasse de uma creche, temendo risco para as crianças. Ele contou que encontrou a onça dentro de uma casa e, após o tumulto causado pela presença de curiosos, ela fugiu em direção ao prédio escolar.

    “Acho que alguém bateu com uma ripa aqui na janela e ela [onça] correu por essa porta e saiu para o rumo da creche. Ela estava nessa casa aqui, aí devido o povo ficar vendo ela, um tumulto de gente, ela ficou meio veaca, pulou a janela lá e saiu, percorreu esses terrenos baldios e ficou lá perto da creche onde eu fui brigar com ela”, relatou à Rede Amazônica.

    Nardeli foi arranhado, mas os ferimentos não foram graves. Ele recebeu atendimento médico e passa bem.