O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, nesta segunda-feira (15/9), que forças norte-americanas atacaram pela segunda vez um barco carregado de drogas, vindo da Venezuela. Na rede social Truth, o mandatário afirmou que três pessoas morreram durante os ataques.
Confira:
Esse é o segundo ataque dos EUA a embarcações venezuelanas neste mês. “Esta manhã, sob minhas ordens, as Forças Militares dos EUA conduziram um segundo Ataque Cinético contra cartéis de tráfico de drogas e narcoterroristas extraordinariamente violentos”, disse Trump.
Leia também
-
A cautela do Itamaraty sobre a nova ameaça de sanções do governo Trump
-
Governo Trump diz que “haverá resposta” à condenação de Bolsonaro
-
Tarifaço de Trump derruba exportações de calçados brasileiros para EUA
-
ONU: Lula prepara viagem aos EUA em meio a tensão com governo Trump
A declaração de Trump, porém, coincide com o cerco norte-americano montado contra a Venezuela.
O presidente do país, Nicolás Maduro, é apontado como líder do cartel de Los Soles. A suposta ligação do líder venezuelano com o tráfico internacional de drogas — ainda sem provas concretas — surge em meio à mudanças na política externa dos EUA. Agora, alguns cartéis são classificados como grupo terroristas pelo governo norte-americano.
Na prática, a medida possibilita que tropas norte-americanas sejam enviadas para outros países, sob a bandeira do combate ao tráfico e terrorismo internacional.
“Nenhuma Força dos EUA foi ferida neste ataque. Fique avisado. Se você está transportante drogas que podem matar americanos, estamos caçando você”, alertou Trump.