O ministro Vieira de Mello Filho assumiu, nesta quinta-feira (25/9), o cargo de presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A cerimônia foi realizada no Plenário Ministro Arnaldo Süssekind, no edifício-sede da Corte, em Brasília.
Além do novo presidente, o tribunal deu posse à nova direção do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) para biênio 2025-2027.
No discurso de posse, Vieira de Mello Filho afirmou que vai se pautar por liberdade, dignidade e o trabalho decente para brasileiras e brasileiros. “Vim para oferecer voz e ação, me mantendo vinculado ao dever de justiça, à Constituição e ao Direito”, afirmou.
Antes de assumir a presidência do TST, Vieira de Mello Filho atuou por 19 anos como ministro da Corte e passou por vários cargos, como vice-presidente (2020-2022) e corregedor-geral da Justiça do Trabalho (2024-2025).
Vieira de Mello Filho sucede o então presidente do TST, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que ocupou o cargo por 11 meses. Veiga deixa a magistratura após 44 anos como juiz, 27 deles como ministro desta Corte.
Presenças
Acompanharam a celebração o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB); o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso; a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), entre outras autoridades.