Portal Estado do Acre Notícias

Ximbinha é processado e acusado de “roubar” músicas de artista morto

ximbinha-e-processado-e-acusado-de-“roubar”-musicas-de-artista-morto

Ximbinha é processado e acusado de “roubar” músicas de artista morto

A coluna Fábia Oliveira descobriu que Ximbinha, ex-marido de Joelma, está vivendo um sufoco na Justiça. O caso, que não tem a ver da banda Calypso, gira em torno da carreira do artista após a polêmica separação.

O que aconteceu?

Ximbinha e a X Shows Produções Musicais foram processados pela Editora Inspiração Musical em julho deste ano. A empresa diz ser titular de várias obras de autoria de Antonio Luiz do Carmo Conceição, conhecido como Tonny Brasil. O homem, já falecido, teria criado uma série de músicas de relevância no cenário nacional e firmado um contrato de cessão com a autora.

Leia também

Ximbinha é acusado de uso indevido das composições de Tonny Brasil, sem autorização legal. As canções estariam presentes em álbuns, DVDs e disponibilizadas em múltiplas plataformas digitais em nome da banda Cabaré do Brega, da qual o famoso é líder artístico e gestor.

4 imagensFechar modal.1 de 4

Ximbinha

Divulgação2 de 4

Ximbinha mostra o resultado da harmonização facial

Reprodução3 de 4

Ximbinha

4 de 4

Ximbinha

Foto: Instagram/Reprodução

Um único DVD da banda de Ximbinha reuniria seis composições de Tonny. A editora acusa o músico de violação de direitos autorais e exploração comercial não autorizada.

Pedidos à Justiça

Na ação, a Editora Inspiração Musical pede uma liminar para retirada imediata de todos os conteúdos publicados pelo músico a partir das composições de Tonny Brasil, com destaque para seis delas.

A empresa pede, também, uma indenização por danos morais de R$ 200 mil a serem pagas pela X Shows e Ximbinha.

Liminar indeferida

O pedido de liminar da editora foi indeferido. O caso, no entanto, segue em trâmite. Ximbinha ainda não foi citado pela Justiça.

Sair da versão mobile