Nova York – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo “posicionamento claro” em defesa do cessar-fogo na guerra com a Rússia, depois da reunião bilateral realizada nesta quarta-feira (24/9).
Ambos se encontraram em uma sala reservada na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. A reunião teve cerca de uma hora de duração. Na saída, Zelensky disse que Lula se comprometeu a “fazer o seu melhor para trazer paz” ao país no leste europeu. Veja:
“O presidente brasileiro e a sua equipe deram sinais claros de que estão comprometidos principalmente com o cessar-fogo e com a paz para a Ucrânia. Lula me disse que fará o seu melhor para trazer paz para a Ucrânia e agradeço a ele pelo posicionamento claro”, declarou o ucraniano.
Trata-se do primeiro encontro entre os dois chefes de Estado em dois anos. Com uma relação turbulenta, o Itamaraty atendeu ao pedido de Zelensky por uma reunião durante a realização da Assembleia Geral da ONU.
Leia também
-
“Lula me disse que fará seu melhor por paz na Ucrânia”, conta Zelensky
-
Zelensky diz ter drones com alcance de 3 mil km para reagir à Rússia
-
“Não há cessar-fogo porque a Rússia se recusa”, diz Zelensky na ONU
-
Nos EUA, Lula fala sobre criação e importância do Foro de São Paulo
Zelensky afirmou que a reunião teve um “déficit de tempo” e que gostaria de ainda ter tratado temas fora do conflito com a Rússia, como economia e tratados comerciais, e não descartou a realização de uma conversa no futuro.
“Tivemos um déficit de tempo, a reunião foi cerca de uma hora, acho que poderíamos ter tratado de temas bilaterais como economia e continuaremos essa conversa da próxima vez”, disse.