A onça-parda Farofa, resgatada no ano de 2024 pelo Zoológico de Brasília e cuidada pela equipe desde então, retornará à vida selvagem em breve.
Debilitada, sozinha e com sinais de desidratação, Farofa foi resgatada pela Polícia Ambiental no município mineiro de Unaí.
Em vídeos divulgados pelo zoológico, é possível ver, na primeira parte, a onça-parda quando era filhote. Na sequência, Farofa aparece em imagens atuais.
Assista:
A equipe, integrada por biólogos, veterinários e zootecnistas, se dedicaram por meses à recuperação da onça-parda, a fim de preservar os instintos naturais do animal, reduzir o contato com humanos. O diretor-presidente do Zoológico, Wallison Couto contou um pouco sobre a trajetória do felino e o papel da equipe, com cuidados intensivos, no processo de reabilitação: “Farofa chegou frágil, mas com o trabalho técnico e dedicado da nossa equipe, ela pôde se recuperar plenamente. Agora, está pronta para seguir para a próxima etapa, que é a readaptação à vida livre”.
Na semana passada, já nas últimas etapas de reabilitação, Farofa realizou exames e foi encaminhada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A próxima etapa para a jovem onça é a reinserção na natureza.
“Nós atuamos para recuperar, proteger e devolver à natureza aqueles que têm condições de viver em liberdade. Cada devolução representa um passo importante para o equilíbrio da nossa biodiversidade”, concluiu Wallison Couto.