O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), avaliou neste domingo (26/10) a reunião dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump como “muito positiva”. Disse ainda que a relação entre o Brasil e os Estados Unidos (EUA) é “histórica e estratégica”.
“Cumprimento todos os atores que contribuíram para que chegássemos a este momento, que representa um marco importante de um processo que continua. O gesto de diálogo e a busca pelo bom entendimento são fundamentais para o fortalecimento das relações e para o avanço da cooperação entre as nações”, escreveu o parlamentar em sua página no Instagram.
Ele prosseguiu: “O Congresso Nacional permanece atento e unido na defesa do diálogo e da diplomacia como caminhos para construir consensos e aproximar os nossos povos”.
Leia também
-
Gleisi celebra diálogo de Lula e Trump e alfineta Bolsonaro e Tarcísio
-
“Bons negócios”, diz Casa Branca após reunião entre Lula e Trump
-
Após reunião de Lula e Trump, auxiliares iniciam negociações
-
Tarcísio ignora reunião entre Lula e Trump e exalta Ponte Preta campeã
Lula e Trump se encontraram na tarde deste domingo (26/10) na capital da Malásia, Kuala Lumpur. A reunião marca o início de negociações sobre o tarifaço imposto por Washington aos produtos brasileiros.
Veja a íntegra da conversa entre os dois líderes:
Ambos demonstraram uma postura pragmática. O norte-americano afirmou que seria possível acordar a redução de algumas das tarifas já a partir desta primeira conversa. “Acho que vamos conseguir fazer alguns acordos muito bons que estamos discutindo, e eu acho que vamos acabar tendo um relacionamento muito bom”, disse o estadunidense.
O petista, num momento de descontração, apontou que a agenda de assuntos a serem discutidos era extensa e que trouxe os assuntos listados em escritos e em inglês. Lula e Trump estão na Malásia para participar da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
