Alunos do Centro de Ensino Médio Integrado (Cemi) do Cruzeiro estão com nove projetos de tecnologia expostos ao público na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, na Arena BRB, Estádio do Mané Garrincha. As visitações são de graça e ocorrem das 9h às 18h.
A Semana Nacional é uma realização do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).
A proposta faz parte do Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria (Curicaca) e teve seu primeiro dia de exposição nessa terça-feira (7/10), ficando disponível até esta quinta (9/10). Além da capital, o evento conta com alunos de todos os estados do Brasil.
Leia também
-
Festival Curicaca traz ideias disruptivas sobre áreas como tecnologia
-
Festival Curicaca debate desafios para a inovação em São Sebastião
-
Curicaca: Brasília sediará festival inédito de inovação e tecnologia
Os trabalhos abordam temas como robótica, gastronomia, foguetes, jogos e exposições interativas, inteligência artificial, aplicativos, tecnologias inclusivas e sustentabilidade.
Confira a lista dos projetos:
- IA em tudo: Como a Inteligência Artificial está revolucionando a Comunicação, as Mídias Sociais e o Mundo;
- Sistema de gestão de padarias;
- Sistema Educa+: plataforma digital de curso;
- Sistema Multi Plataforma de Gerenciamento de Pizzarias;
- Alimentação alternativa no cultivo de PANCS;
- Fogo colorido;
- Uso de óleo e velas aromáticas curativas;
- Chafariz ecológico; e
- Carcinicultura ecológica.
Os estudantes desenvolveram todos os planos com a ajuda de professores e técnicos em sala de aula e em laboratórios de instituições que ofertam educação profissional e tecnológica (EPT).
Uma das propostas que chama atenção é o de ‘sistema de gestão de padarias’, que apresenta um software que permite gerenciar recursos e suprimentos para a fabricação e industrialização de alimentos.
Possibilita também que consumidores possam solicitar as mercadorias desejadas. De acordo com os alunos a ideia é fidelizar clientes e cadastrar fornecedores.
Outro trabalho interessante é o do fogo colorido, que trabalha com metais e minerais específicos no intuito de desenvolver o conhecimento da população sobre a existência desses minérios em solo brasileiro.
De acordo com os alunos a possibilidade de desenvolvimento tecnológico na área de semicondutores é um desenvolvimento necessário para a nossa civilização, já que é uma riqueza esquecida que pode melhorar o padrão de vida.
Além da feira, o Festival Curicaca também está com shows agendados todos os dias até sábado (11/10), na Arena BRB e em outros lugares de Brasília.
O evento é gratuito sendo necessário apenas retirar o ingresso através do site ou do aplicativo. Para mais informações acesse o site do festival.
