Operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (30/10) contra um esquema de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Campinas, no interior de São Paulo, deixou uma pessoa morta e um policial ferido. Até agora, quatro pessoas foram presas na ação conjunta da Polícia Militar e o Ministério Público de São Paulo (MPSP) – entre elas, o integrante do PCC, Eduardo Magrini, conhecido como Diabo Loiro.
A morte aconteceu durante o cumprimento de um dos mandados de prisão. Um dos alvos da operação teria disparado de cima de uma escada contra um sargento da Polícia Militar, dando início a um confronto. O policial foi atingido no ombro e socorrido para o Hospital da Unicamp. Já o homem foi baleado e morreu no local.
Na residência onde ocorreu o confronto, foi encontrada grande quantidade de dinheiro (imagem abaixo). Uma arma foi apreendida.



Divulgação
Divulgação
Divulgação
Reprodução
Operação Off White
A “Off White” é um desdobramento da operação que resultou na prisão, no fim de agosto, de dois empresários acusados de participar de um plano para matar o promotor de Justiça Amauri Silveira Filho, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Campinas.
São cumpridos 11 mandados de prisão e 9 de busca e apreensão em SP — alguns deles, em um condomínio de alto padrão da cidade.
Em dado momento da existência do grupo criminoso, iniciou-se uma série de desavenças negociais entre os membros, potencializadas pelas Operações Linha Vermelha e Pronta Resposta. Foi justamente nesse contexto que os investigados concretizaram diversas transações imobiliárias e financeiras visando a dissipar seu patrimônio e a ocultar os verdadeiros beneficiários e a origem criminosa dos bens e valores.
Além dos mandados de prisão e busca e apreensão, são cumpridas medidas cautelares e o sequestro/bloqueio de 12 imóveis de alto padrão e de valores existentes em instituições bancárias.



