O Grupo Ambipar, que atua na área de soluções ambientais e sustentabilidade, apresentou, nessa segunda-feira (20/10), à 3ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro pedido de recuperação judicial.
A medida, informa a empresa, busca reestruturar dívidas, de cerca de R$ 10,5 bilhões, proteger as operações e manter mais de 23 mil empregos diretos, além da continuidade dos serviços prestados.
Leia também
-
O nome e o instrumento por trás da queda da Ambipar
-
Pedido de tutela cautelar: Ambipar rebate bancos credores em petição
-
Justiça suspende vencimento antecipado de dívidas do Grupo Ambipar
A decisão, informa a Ambipar, foi motivada por eventos que impactaram negativamente a saúde financeira do grupo, incluindo aditivos em contratos de derivativos com o Deutsche Bank, que transformaram instrumentos de proteção cambial em derivativos especulativos.
Segundo explicou a Ambipar em nota, esses contratos geraram chamadas de margem inesperadas e desproporcionais, além de desencadear reação em cadeia de vencimentos antecipados de dívidas por outras instituições financeiras. O pedido foi protocolado pelos escritórios Salomão, Galdino e Basílio.
De acordo com a empresa, o pedido de recuperação judicial inclui:
* Suspensão de execuções e vencimentos antecipados de dívidas;
* Garantia de continuidade dos contratos com fornecedores e locadoras de equipamentos essenciais;
* Proteção contra bloqueios de bens e restrições operacionais; e
* Participação em licitações públicas e privadas, assegurando a competitividade do grupo.
A partir do eventual deferimento do pedido, a Ambipar terá 60 dias para apresentar seu plano de recuperação judicial, conforme previsto na legislação. Ainda de acordo com a Ambipar, a empresa confia na continuidade de sua trajetória como referência global em gestão ambiental.
Na nota, o grupo Ambipar disse que reafirma sua solidez operacional e relevância econômica. Com 600 bases operacionais em 41 países, a empresa é responsável pela geração de R$ 500 milhões em tributos anuais no Brasil e pela execução de serviços estratégicos para setores como óleo e gás, indústria e logística.
A Ambipar investe e opera projetos de descarbonização, economia circular, transição energética e regeneração ambiental. Fundada em 1995, a companhia atua em 41 países com amplo portfólio de serviços ambientais, especialmente para recuperação de resíduos e respostas a emergências ambientais.
A empresa possui ações listadas na B3 e na Bolsa de Valores de Nova York. Seu desempenho também é reconhecido pela Standard & Poor’s, que classificou as ações da Ambipar como ações verdes na B3, a bolsa de valores brasileira.