O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (17/10) que a guerra entre Rússia e Ucrânia deve terminar imediatamente, com ambos os lados “parando onde estão” e podendo reivindicar vitória. A declaração foi feita após um encontro com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca.
“Sangue suficiente já foi derramado, com os limites das propriedades sendo definidos pela guerra e pela coragem. Eles devem parar onde estão”, escreveu Trump na plataforma Truth Social. “Que ambos reivindiquem a vitória, que a história decida! Chega de tiroteios, chega de mortes, chega de gastos altíssimos e insustentáveis.”
Leia também
-
“Começamos a nos entender”, diz Zelensky sobre Trump na Casa Branca
-
Trump em encontro com Zelensky: “Boa chance de concluir essa guerra”
-
Guerra na Ucrânia: Trump reconhece risco de ser enganado por Putin
O republicano descreveu o encontro com Zelensky como “muito interessante” e “cordial”, e disse ter transmitido ao líder ucraniano a mesma mensagem que havia passado ao presidente russo, Vladimir Putin, um dia antes, durante ligação de mais de 2 horas.
“O encontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy foi muito interessante e cordial, mas eu disse a ele, como também sugeri veementemente ao presidente Putin, que é hora de parar com a matança e fechar um acordo! Já houve bastante derramamento de sangue […] Chega, voltem para casa com suas famílias em paz!”, escreveu Trump.
Em atualização.
