A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) afirmou, nesta quarta-feira (22/10), que vai investigar a falha ocorrida na linha 4-Amarela nessa terça-feira (21/10). O problema gerou lentidão, bloqueios e caos no transporte de São Paulo logo pela manhã.
Além disso, a agência afirmou que solicitou à ViaQuatro Mobilidade — concessionária responsável pela administração da linha de metrô — informações sobre os problemas ocorridos nessa terça. Um relatório completo com as causas do incidente e as medidas adotadas também foi requerido pela Artesp.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Linha 4-Amarela do metrô teve manhã de caos após falha; transferências foram fechadas
Júlia Queiroz/Metrópoles2 de 3
Manhã de lentidão e bloqueios na Linha 4-Amarela
Júlia Queiroz/Metrópoles3 de 3
Júlia Queiroz/Metrópoles
Com esses documentos, a agência espera analisar os dados tecnicamente. Caso seja constatado o descumprimento contratual, o órgão fiscalizador diz que instaurará um processo para aplicação de multar.
“Nos últimos três anos, cerca de 60% dos casos analisados resultaram em sanções, reforçando o compromisso da Agência com a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos passageiros”, finaliza a nota.
Leia também
-
SP registra mais de 660 km de trânsito após falha na Linha 4-Amarela
-
Linha Amarela: conexões reabrem, mas trens mantêm velocidade reduzida
-
“Humilhante”: passageiros relatam caos na Linha 4-Amarela do metrô
-
Linha 4-Amarela tem manhã de caos com lentidão e bloqueios nesta terça
Falha na linha do metrô
A ViaQuatro fechou temporariamente, na última manhã, as transferências da Linha 4-Amarela para as demais linhas do sistema, nas estações Paulista-Pernambucanas, República, Luz e Pinheiros. A situação, que começou ainda por volta das 4h50, só foi resolvida por volta das 10h dessa terça.
Em um comunicado enviado ao Metrópoles, a empresa informou que uma instabilidade no sistema de sinalização foi o que causou transtorno na operação. As conexões foram reabertas, mas a circulação seguiu com intervalos médios de quatro minutos.
“Desde as primeiras horas do dia, mais de 100 profissionais das áreas de controle, manutenção e operação estão mobilizados para resolver o problema causado por uma instabilidade no sistema de sinalização, na manhã desta terça-feira (21). O sistema Paese permanece acionado. A ViaQuatro lamenta o transtorno”, informou em nota.
Mais de 100 profissionais das áreas de controle, manutenção e operação da empresa foram deslocados para resolver o problema, conforme a Via Quatro. Ônibus da operação Plano de Apoio entre Empresas de transporte frente às Situações de Emergência (Paese) foram acionados e seguem auxiliando passageiros a completarem seus trajetos.
Passageiros detonam operação da linha
- Passageiros que foram surpreendidos com a falha na Linha 4-Amarela, na manhã desta terça-feira, relataram nas redes sociais o transtorno para completarem seus trajetos, tendo de recorrer aos ônibus da Paese e carros de aplicativo com preços inflados.
- Nas redes sociais, os usuários criticam o caos no transporte público. “Hoje eu fui humilhada pela Linha 4 do metrô, que é de responsabilidade da ViaQuatro e tô num Uber que deu 99 reais”, escreveu uma usuária no X.
- “Mais um dia sendo humilhada pela Linha 4-Amarela”, disse outra. Um passageiro afirmou que a Linha 4-Amarela “destruiu” seu dia.