MAIS

    Árvore cai após temporal e ônibus escapa por pouco na Praça da Sé

    Por

    Uma árvore de grande porte caiu neste sábado (18/10) e interditou uma rua lateral da Praça da Sé, na região central de São Paulo. Segundo testemunhas, por pouco o tronco não atingiu um trólebus (ônibus elétrico) que passava pelo local no momento da queda, por volta das 16h.

    “Se o motorista não tivesse visto, teria atingido o ônibus”, afirmou a promotora de vendas Bruna Braga, de 28 anos, que trabalha na região.

    Segundo a testemunha, um homem atravessava a rua no momento da queda e, mesmo sendo atingido pelos galhos, conseguiu escapar.

    O local onde a árvore caiu costuma ficar repleto de pessoas em situação de rua. Por causa da chuva que atinge São Paulo na tarde deste sábado, ninguém estava ali quando ela desabou.

    3 imagensÁrvore caída após temporal em São PauloÁrvore caída após temporal em São PauloFechar modal.1 de 3

    Árvore caída após temporal em São Paulo

    Arquivo pessoal/Bruna Braga2 de 3

    Árvore caída após temporal em São Paulo

    Arquivo pessoal/Bruna Braga3 de 3

    Árvore caída após temporal em São Paulo

    Arquivo pessoal/Bruna Braga

    A promotora de vendas disse que havia só uma garoa quando a árvore caiu. Pouco antes, porém, um temporal tinha desabado sobre a Sé. “A chuva forte já tinha passado, mas choveu e ventou muito ao longo do dia. Acredito que com o acúmulo de chuva e a ventania teve a queda da árvore”

    Leia também

    Testemunhas contam que houve um estouro, com clarão, por causa da queda da árvore sobre cabos de energia. “Pessoas que estavam em um carro cinza ficaram dentro do veículo. Não dava para sair por causa da energia”, afirma Bruna.

    Os bombeiros foram acionados por meio de duas ligações. Por volta das 17h, eles ainda realizavam o corte da árvore para que a via fosse liberada ao tráfego.

    A reportagem questionou a Prefeitura de São Paulo se havia pedido para corte da árvore, bem como o que será feito para evitar transtornos decorrentes da queda na região.

    Risco de temporais

    A Defesa Civil Estadual fez um alerta na sexta-feira (17/10) sobre os riscos da aproximação de uma frente fria no estado de São Paulo.

    O alerta apontava para os riscos de chuva de moderada a forte intensidade, queda de granizo e rajadas de vento que poderiam superar os 50 km/h. No litoral, ainda existe a possibilidade de ressaca.

    No interior do estado, tempestades e ventos fortes já provocaram uma série de estragos, principalmente nas regiões de Ribeirão Preto e Franca.