MAIS

    Árvore perigosa é proibida em estado do Brasil e pode gerar multa

    Por

    O estado de Santa Catarina lançou uma campanha para alertar sobre os riscos e combater a proliferação da árvore “Spathodea campanulata” (foto em destaque), conhecida como espatódea, bisnagueira ou tulipeira-do-gabão. A plantação é proibida por lei estadual desde 2019.

    Leia também

    Por que a árvore é proibida?

    • Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), responsável pela campanha, estudos comprovaram que as flores da espatódea contêm substâncias tóxicas letais para diversas espécies de abelhas nativas.
    • As toxinas podem estar presentes no pólen, no néctar ou na mucilagem das flores, provocando a morte dos insetos e comprometendo a polinização.
    • A árvore é de grande porte, atingindo até 25 metros de altura.
    • Ela foi amplamente utilizada na arborização urbana em diversas cidades brasileiras.

    A campanha Flora Exótica Tóxica para Fauna – Espatódea reforça a lei estadual nº 17.694, de 14 de janeiro de 2019, que proíbe a produção, o plantio e a manutenção da Spathodea campanulata em todo o estado.

    Em caso de descumprimento, a Lei determina pagamento de multa no valor de R$ 1 mil “por planta ou muda produzida, a ser aplicada em dobro no caso de reincidência”.

    “A publicação dessa lei é um passo importante para que cada vez mais a sociedade aprenda e se envolva no manejo consciente e responsável das espécies da flora e da fauna que lidam no dia-a-dia, buscando promover mais equilíbrio ambiental do que impactos”, diz a coordenadora do Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras e engenheira agrônoma do IMA, Elaine Zuchiwschi.