Os cachos e crespos estão em alta! Em uma era de valorização da beleza natural e do empoderamento, os cabelos com curvatura se tornaram tendência, celebrando a diversidade e promovendo o cuidado com a autoestima.
O Metrópoles reuniu as principais tendências do momento para cabelos com curvatura. Entrevistamos especialistas e influenciadoras do DF para trazer dicas e inspirações.
Confira abaixo:
Cabelo natural
De acordo com Jéssica Amorim, terapeuta capilar naturalista e especialista em cabelos com curvatura, uma das tendências mais marcantes é, justamente, voltar ao que é real. Em outras palavras, “deixar o cabelo com curvatura ser o que ele é”.
“Vale lembrar que, nos últimos anos, passamos pela volta de tendência dos anos 2000, cabelos lisos chapados, esticados e sem nenhum frizz. E, agora, temos um retorno de cabelos sem a exigência de cachos perfeitos, brilho saudável e volume, também como equilíbrio entre beleza e bem-estar”, diz a expert.
Jéssica afirma que essa “virada de chave” não é só estética. É também sobre saúde e autoestima. “Cabelos com curvatura, quando cuidados com respeito à sua estrutura, refletem vitalidade. Couro cabeludo e fios saudáveis fazem diferença não apenas no visual, mas na forma como nos sentimos”.



O cabelo cacheado tem forma de espiral ou “mola”
Getty Images
Isso dificulta a distribuição da oleosidade natural da raiz até as pontas
Getty Images
Os cachos variam do tipo 3A ao 3C. Já os crespos variam entre 4A a 4C
Tempura/Getty Images
Hidratação e nutrição são essenciais
Getty Images
Cuidar corretamente dos utensílios que entram em contato com os fios garante um cabelo mais saudável e bonito
Getty Images
Os cachos podem ser mais frágeis que os cabelos lisos e ondulados
Getty Images
Tranças com cachos solto
Para a influenciadora Laryssa Schneider, que fala sobre autocuidado, moda e beleza, as tranças com cachos soltos estão em alta. O estilo french curl braids é o seu favorito.
“Elas são extremamente versáteis, oferecendo o melhor dos dois mundos: cabelos protegidos pelas tranças e cachos soltos com uma curvatura diferente da natural. Esse tipo de penteado está em alta, inclusive para quem vai à praia, pois facilita a manutenção e protege os fios naturais”, conta a jovem.

Goddess braids e gypsy braids
Quem também acompanha de perto essas tendências é a trancista Maria de Jesus. Ela conta ao Metrópoles que, atualmente, os principais pedidos no universo das tranças são as goddess braids e as gypsy braids.
“Esses tipos de tranças utilizam um mix de fibras sintéticas ou orgânicas que trazem um acabamento mais natural e elegante. A diferença entre elas está principalmente no volume utilizado e no tipo de fibra escolhida”, esclarece Maria de Jesus.
As box braids tradicionais continuam muito procuradas, pois são versáteis, estilosas e combinam com diversos estilos pessoais. Mas, no momento, a tracista afirma que a grande tendência é justamente a combinação das tranças com cachos soltos nas pontas.



Juliana Nalu
Instagram/Reprodução
Liniker
Instagram/Reprodução
Taís Araújo
Instagram/Reprodução
Shaggy hair
Entre os cortes do momento, a cabeleireira Raphaela Cardia cita o shaggy hair/curly shag repicado. A ideia é criar camadas altas com uma franja cacheada, bem no estilo anos 70/80.
“O corte cria volume no topo, movimento nas laterais e leveza nas pontas. Geralmente vem acompanhado de franja (reta, curtain bangs ou cacheada)”, explica a especialista em cachos e crespos e colorimetrista.

Mechas sem descolorir
Gleici Duarte, expert em ruivos, diz que a maior preocupação para as mulheres que têm o cabelo ondulado, cacheado ou crespo é perder a curvatura fazendo procedimentos convencionais em lugares que não são especializados para estes tipos de fios.
A sorte é que existem técnicas que são menos agressivas, que não usam pó descolorante ou persufato de amônio, para fazer a abertura do tom.
“A gente consegue fazer mechas iluminados sem agredir em nada a curvatura. Mas, é claro, depende de uma boa avaliação, um estabelecimento que domine as técnicas e também de um local especializado em cabelo com curvatura”, afirma Gleici.
Glossy hair
Segundo Jéssica Amorim, outra tendência em destaque é o glossy hair, que se caracteriza por um cabelo com efeito espelhado, brilho intenso e aparência saudável.
No caso dos fios com curvatura, esse resultado não depende apenas de produtos. Ele é construído com uma rotina de cuidados consistente, equilibrada e bem adaptada às necessidades do cabelo.
“É o resultado de quem entende que beleza é consequência de saúde. Ainda assim, é importante não transformar o cuidado em cobrança. O cabelo natural não precisa estar perfeito todos os dias. Há dias de definição e dias de falta de definição, e ambos são parte do processo e de identidade também”, ressalta a profissional.



Por ser naturalmente ressecado, o cabelo crespo precisa ser constantemente hidratado
Getty Images 
Quatro em cada 10 salões dizem ter dificuldade para tratar cabelo crespo
Getty Images 
O black power é mais do que um estilo de cabelo. É um instrumento de resistência e cultura
Getty Images 
Enalteça suas madeixas crespas
Getty Images
Cabelos “imperfeitos”
Mariana Rodrigues, criadora de conteúdo de beleza nas redes, concorda com Jéssica Amorim e destaca o “cabelo livre” como uma das maiores tendências do momento. Ou seja, um visual que não busca perfeição.
“A gente vem de uma era em que o cabelo cacheado precisava estar sempre perfeito pra ser bem visto. Agora, existe um respiro muito bonito acontecendo. Essa estética mostra que exibir o cabelo do jeito dele também é um ato de cuidado e autoestima. É uma tendência da vida real, e tomara que ela permaneça”, relata.
A dica da influenciadora é parar de se comparar. “Teste produtos, técnicas e rotinas até encontrar o que funciona pro seu cabelo. Não existe fórmula mágica, existe autoconhecimento. E quando a gente entende o próprio cabelo, todos esses cuidados começam a fluir de um jeito mais leve”.

Loiro de tinta
Outra grande tendência para cabelos com curvatura é o famoso loiro de tinta ou loiros que têm a abertura de fundo. Segundo Gleici Duarte, é um cabelo que passa por um processo de coloração global com tinta chegando em um tom loiro mais claro. Na sequência, é feito um iluminado.
“É um cabelo de alta manutenção porque a raiz acaba aparecendo em torno de 30 dias e precisa fazer o retoque de raiz. Porém, chama muita atenção porque é um cabelo que brilha, um cabelo que tem uma coloração totalmente diferenciada”, finaliza Gleici.








