Duas pessoas morreram durante o primeiro ataque norte-americano contra uma embarcação no Oceano Pacífico, em área próxima a costa da América do Sul. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (22/10) pelo secretário de Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth.
Sem apresentar provas, o chefe do Pentágono afirmou que dois “narcoterroristas a bordo durante o ataque” foram mortos na operação.
Veja o momento do ataque:
Em um comunicado, Hegseth disse que a operação visou um barco que navegava pelo Oceano Pacífico, transportando entorpecentes.
Leia também
-
Vídeo mostra primeiro ataque dos EUA contra barco no Pacífico
-
EUA ataca outro barco na América do Sul, pela 1ª vez no Pacífico
-
Em meio à crise com EUA, China condena ataque a barco venezuelano
-
EUA: de barco, homem abre fogo contra bar na orla e mata 3 pessoas
Com a ação, os EUA já somam 8 ataques contra embarcações próximas da América do Sul. A maioria deles, porém, foram concentrados na região do Caribe, nas proximidades da Venezuela.
Desde o início de setembro, navios de guerra e caças F-35 dos EUA estão em posições na área, combatendo o “narcoterrorismo”, conforme já anunciou Trump.
As operações contra o tráfico ilegal de drogas na região do Caribe, contudo, coincidem com acusações que ligam o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ao cartel de Los Soles.
Trump alega que a mobilização militar na região não tem como objetivo final uma intervenção na Venezuela. Ainda assim, a Casa Branca já afirmou que os EUA usarão “todo o poder” contra o líder chavista, por conta da suposta ligação de Maduro com o tráfico internacional.