Na internet, a dica circula como truque certeiro: espalhar sal pelos cantos da casa afastaria aranhas como um repelente natural. Mas, segundo o biólogo Fabiano Soares, a tática é mais mito do que solução.
Leia também
- 
Como o mundo se parece aos olhos de uma aranha
 
- 
Aranha-marrom em casa? Biólogo dá dicas para manter esse perigo longe
 
- 
Aranha-marrom ou vermelha? Biólogo ensina a identificar cada espécie
 
- 
Picada de aranha-marrom pode causar necrose; saiba como se proteger
 
“É mais fake do que real”, resume o especialista. Ele explica que, embora muitos animais evitem ambientes muito salinos, o sal de cozinha não tem efeito prático contra aranhas. “Você colocar o sal não vai espantar o animal. Ela vai desviar, passar por cima. Como andam sobre as pernas, nem chegam a encostar o corpo no chão”, diz.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
Soares comenta que até alguns cheiros, como o cítrico, podem incomodar levemente, mas não resolvem o problema quando há infestação. “As aranhas são bem adaptadas. Mesmo com odores fortes, continuam por perto, até em lugares com cheiro de matéria em decomposição.”
 Para afastar aranhas, limpeza e organização são os melhores repelentes que existem
Para afastar aranhas, limpeza e organização são os melhores repelentes que existem
O que realmente afasta aranhas
O segredo, segundo o biólogo, está na prevenção — e não em truques caseiros. Manter a casa limpa, sem acúmulo de objetos, é o primeiro passo. “Evitar coisas embaixo das camas, móveis muito próximos das paredes e cortinas esmagadas. Isso cria microambientes com insetos, que são o alimento delas.”
Outra dica importante é vedar acessos, especialmente frestas em portas e janelas. “Elas entram por baixo das portas, escalam paredes. Se o ambiente estiver limpo e sem insetos, dificilmente vão aparecer.”
Ou seja: nada de sal nos cantos. Para afastar aranhas, limpeza e organização são os melhores repelentes que existem.

