MAIS

    Bolsonaro autoriza PL do Ceará a apoiar Ciro Gomes na eleição de 2026

    Por

    O deputado federal André Fernandes (PL-CE) afirmou nessa terça-feira (28/10) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deu sinal verde para que o Partido Liberal apoie a candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará nas eleições de 2026. Segundo o parlamentar, que preside o PL no estado, a decisão foi discutida com Bolsonaro e com as lideranças cearenses da legenda.

    “Obviamente, tudo que eu fiz e que eu estou fazendo, eu tive aval de Jair Bolsonaro. Ele poderia até ter outras ideias, mas ele nos ouviu, nos atendeu e mandou tocar [a articulação com Ciro]. Ficou bem definido com todos os mandatários do PL que estão aqui. Quando o Bolsonaro esteve aqui em Fortaleza, ele disse a todos que me dava essa responsabilidade de tocar esse projeto aqui no estado”, declarou o parlamentar.

    A aliança entre os partidos tem como objetivo central unir forças da oposição para enfrentar o atual governador, Elmano de Freitas (PT), em 2026. Fernandes, que não pode concorrer ao cargo por ainda ter 28 anos (a idade mínima para governador é de 30), vê em Ciro um nome com potencial para derrotar o petista.

    A declaração do parlamentar ocorreu um dia após Ciro Gomes confirmar, em um evento com empresários em Aracaju (SE), a intenção de construir uma “proposta de centro-esquerda” no PSDB, partido ao qual se filiou no último dia 22.

    Durante o discurso, o ex-governador do Ceará afirmou que pretende articular uma frente ampla que reúna “de sindicatos a empresários do agronegócio” e aproveitou para criticar o antigo partido dele, o PDT.

    Leia também

    Irmão de Ciro fala sobre aproximação com PL

    Senador pelo PSB e ex-governador do Ceará, Cid Gomes criticou publicamente a decisão do irmão, Ciro Gomes, de deixar o PDT e se filiar ao PSDB, partido que mantém aliança com o PL de Jair Bolsonaro no estado. Em conversa com correligionários, Cid classificou o movimento de Ciro como uma “mudança de rumo” e afirmou discordar da nova posição política do irmão.

    “Eu mantenho a minha coerência. Estou do mesmo lado em que sempre estive, a vida inteira. Quem mudou foram eles. Mudar para buscar novas condições, tudo bem. Mas mudar para se aliar a quem sempre consideramos prejudicial ao Ceará não faz sentido”, disse o senador.

    Cid também fez críticas ao deputado André Fernandes, elogiado pelo irmão dele durante o evento de filiação ao PSDB, realizado na última quarta-feira (22/10). Na ocasião, Ciro chamou o parlamentar de “jovem talento”.

    “Eu não consigo me imaginar ao lado desse deputado, André, que foi candidato a prefeito [de Fortaleza] e quase ganhou a eleição. Mas, me perdoe: qual é o predicado que um rapaz desses tem? Qual a experiência? Qual o atributo? Nenhum. Nem vou comentar as baixarias — às vezes, é por elas que se vê o nível da pessoa. Então, eu não consigo me ver desse lado”, afirmou Cid.