MAIS

    Brasileiro repatriado dos EUA é encontrado após sumir de UPA em Minas

    Por

    O brasileiro Iago Queiroz Costa, de 32 anos, que voltou ao Brasil em um voo que trazia repatriados dos Estados Unidos e fugiu de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vespasiano (MG), foi localizado na manhã deste domingo (26/10), por volta das 7h45, na Estação Pampulha, em Belo Horizonte.

    As informações são do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), que afirmou que a família de Iago já foi comuniada sobre o aparecimento. A pasta também disse que segue acompanhando o caso em articulação com os órgãos competentes, “garantindo o seguimento das medidas de proteção e cuidados necessários”.

    “O Ministério destaca e reconhece o empenho e a atuação integrada dos órgãos de segurança pública, do sistema de justiça e das equipes técnicas envolvidas, cujo trabalho foi fundamental para a localização e o acolhimento seguro de Iago”, diz um trecho da nota.

    Leia também

    Entenda o caso

    Na última quarta-feira (22/10), Iago desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte , em Confis, em um voo deportados dos país norte-americano.

    Apesar de o Governo Federal ter alegado que Iago não representava “risco imediato para si ou para terceiros”, ele apresentava sinais de “surtos psicóticos e delírios”.

    A necessidade de intervenção médica foi “identificada” na manhã seguinte, e o paciente foi levado para a UPA de Vespasiano, onde foi internado para estabilização.

    A mãe de Iago, Valéria Ferreira de Queiroz, explicou ao Metrópoles que o rapaz foi deixado na unidade de saúde por uma funcionária do MDHC após uma operação de acolhida.

    O quadro evoluiu para um alerta máximo na madrugada de sábado (25/10), e Iago escapou da UPA. Somente horas depois, às 12h20, o MDHC foi comunicado da fuga. A pasta imediatamente acionou a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para priorizar as buscar e evitar uma tragédia.