MAIS

    Calorão: com 34,4%C, capital paulista tem tarde mais quente do ano

    Por

    A tarde desta segunda-feira (6/10) é a mais quente da capital paulista no ano, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. De acordo com as estações meteorológicas do CGE, a média da temperatura máxima chegou aos 34,4°C, superando os 34,2°C registrados em 17 de fevereiro.

    6 imagensTermômetro marca 40 graus na Avenida Rubem Berta, perto do IbirapueraTermômetro marca 40 graus na Avenida Rubem Berta, perto do IbirapueraAudrey Caroline, recepcionista, na Rua Pedro de Toledo, zona sul de SP, em meio ao calor na capitalTermômetro marca 37 graus na Rua Vergueiro, em SPIgor Melo, artista independente, na Rua Pedro de Toledo, zona sul de SP, em meio ao calor na capitalFechar modal.1 de 6

    Carlos Roberto Dias (à esq.) e colegas, durante romaria a caminho de Aparecida, na Avenida Rubem Berta, em SP, em meio ao calor na capital

    William Cardoso/Metrópoles2 de 6

    Termômetro marca 40 graus na Avenida Rubem Berta, perto do Ibirapuera

    William Cardoso/Metrópoles3 de 6

    Termômetro marca 40 graus na Avenida Rubem Berta, perto do Ibirapuera

    William Cardoso/Metrópoles4 de 6

    Audrey Caroline, recepcionista, na Rua Pedro de Toledo, zona sul de SP, em meio ao calor na capital

    William Cardoso/Metrópoles5 de 6

    Termômetro marca 37 graus na Rua Vergueiro, em SP

    William Cardoso/Metrópoles6 de 6

    Igor Melo, artista independente, na Rua Pedro de Toledo, zona sul de SP, em meio ao calor na capital

    William Cardoso/Metrópoles

    Com temperaturas elevadas, baixa umidade do ar e aumento de nuvens na capital paulista, estações meteorológicas registraram uma máxima absoluta de 36,3°C, na Freguesia do Ó, na zona norte. A máxima fica 0,6° C abaixo do recorde do ano, registrado em Perus, também na zona norte, no dia 18 de fevereiro.

    Entre os bairros com temperaturas mais elevadas nesta segunda, estão a Mooca (35°C), na zona leste, e a Cidade Ademar (33°C), na zona sul. Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar nesses locais é respectivamente de 23% e 24%.

    Leia também

    Ainda de acordo com o CGE, a entrada de ventos que sopram do quadrante norte da capital proporcionaram maior aquecimento. Conforme os dados das estações meteorológicas, hoje a média da temperatura máxima chegou aos 34,4°C, estabelecendo um novo recorde de temperatura máxima de 2025. O número supera os 34,2°C de 17 de fevereiro — antiga tarde mais quente do ano.

    Para as próximas horas, a quantidade de nuvens deve aumentar entre o fim da tarde e a noite e podem ocorrer rajadas de vento de até 50 Km/h. Não há expectativa de chuva.

    Virada do tempo

    O recorde de temperatura ocorre às vésperas de uma mudança brusca no clima da capital: a passagem de uma frente fria sobre o estado traz pancadas de chuva e queda de temperatura já a partir de terça-feira (7/10).

    Segundo o CGE, entre os dias 7 e 10 de outubro, os termômetros não devem superar os 22°C. Há potencial para chuva leve em pontos isolados, garoa ocasional e sensação de frio a partir de terça-feira.