A Universidade Federal do Acre (Ufac) anunciou oficialmente nesta segunda-feira, 06, a escolha do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) como banca organizadora do vestibular do curso de Medicina, previsto para ocorrer em janeiro de 2026. O contrato marca o início do processo de organização do exame, que será aplicado em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Ednaceli Damasceno, a definição do Cebraspe representa um passo importante para garantir qualidade e transparência ao processo seletivo. “Nesta segunda-feira, a Universidade Federal do Acre assinou contrato com o Cebraspe. O Cebraspe é o Centro Brasileiro de Pesquisa e Avaliação e Seleção de Promoção de Eventos, responsável por vários processos seletivos e concursos públicos em todo o país. É uma das instituições mais reconhecidas e que tem uma maior credibilidade em exames e vestibulares”, afirmou.
O vestibular de Medicina será composto por provas objetivas e redação, com formato semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A novidade é que o conteúdo incluirá questões específicas sobre história e geografia do Acre. “Serão provas objetivas, mais redação, e terão o formato semelhante das provas do Enem, sendo que na prova de História nós vamos também incluir algumas questões de História do Acre e na prova de Geografia vamos incluir também algumas questões de Geografia do Acre”, pontuou.