Portal Estado do Acre Notícias

Chá anti-inflamatório tem ação diurética e ajuda a digestão

Chá anti-inflamatório tem ação diurética e ajuda a digestão

Entre os chás à base de frutas mais famosos, constam o de maçã, limão e laranja. Outra opção benéfica para a saúde é o de morango. Conforme a nutricionista Nathali Loyola, a infusão rica em antioxidantes traz na composição antocianina e flavonoides, compostos que auxiliam na modulação da resposta anti-inflamatória e combate o estresse oxidativo.

Leia também

Com ação diurética, o chá ajuda a melhorar a imunidade por ter as vitaminas C e E, além da K, responsável por atuar na manutenção óssea. “Também retarda o envelhecimento precoce e auxilia na tensão pré-menstrual”, pondera a especialista em modulação intestinal.

4 imagensFechar modal.1 de 4

A nutricionista Nathali Loyola explica os benefícios do chá de morango

Getty Images2 de 4

A bebida tem ativos antioxidantes

Getty Images3 de 4

O chá alivia a tensão pré-menstrual, a conhecida TPM

Getty Images4 de 4

A infusão pode ser feita com a fruta ou as folhas de morangueiro

Getty Images

De acordo com a nutricionista funcional, tanto a fruta quanto as folhas de morango somam flavonoides, vitamina C e ácido elágico, um potente “fenólico antiviral e desintoxicante”. Outros ativos presentes são as vitaminas do complexo B, que auxiliam no equilíbrio do metabolismo e hormonal.

Segundo Nathali, o consumo regular do chá de morango oferece “vários benefícios para a saúde”, principalmente em pessoas com digestão lenta, tensão pré-menstrual (TPM) e imunidade baixa. Ela pontua que quem tem resistência à insulina pode obter vantagens pela ingestão da infusão.

“Mesmo as pessoas as pessoas que não apresentam essas patologistas podem consumir o chá para fortalecer a saúde”, sustenta a especialista em saúde intestinal.

Foto de xícara com chá rodeada por morangos e folhas - MetrópolesO chá de morango integra as vitaminas C, E e K

Modo de preparo do chá

Recomendações

nutricionista indica nunca adoçar o chá para “não diminuir as propriedades fitoterápicas”. Ela avisa que o uso excessivo da bebida oferece riscos à saúde. “Não ultrapasse a ingestão de três xícaras por dia e procure um profissional habilitado para te auxiliar no consumo”, aconselha.

“Mesmo que seja natural, nem todo chá é para todo mundo”, argumenta Nathali. Ela enfatiza que pacientes com hipersensibilidade do tipo I e quem tem predisposição a cálculos renais devem evitar a ingestão do chá de morango. Pessoas que fazem o uso de anticoagulantes orais também precisam ter cautela ao consumir a infusão.

Não consuma mais de três xícaras do chá por dia

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Sair da versão mobile