Portal Estado do Acre Notícias

“Chupa-cabra”: homem ruivo é indenizado após bullying no trabalho

“chupa-cabra”:-homem-ruivo-e-indenizado-apos-bullying-no-trabalho

“Chupa-cabra”: homem ruivo é indenizado após bullying no trabalho

O Tribunal de Justiça do Trabalho de Minas Gerais ( TRT-MG) condenou uma empresa a pagar indenização por danos morais a um ex-funcionário que sofreu bullying no ambiente de trabalho por ter a pele avermelhada, barba e cabelo ruivos. O homem receberá indenização no valor de R$ 3 mil.

Segundo a decisão, o homem trabalhava em uma marmoraria há quase quatro anos, fazendo o corte e o acabamento de pedras de mármore e, no local, sofria com brincadeiras ofensivas e constrangimentos públicos relacionados à sua aparência física, devido ao fato de ser ruivo.

Leia também

Entre as evidências apresentadas, constavam fotografias de inscrições ofensivas em uma pedra de mármore no local de trabalho, feitas com giz de cera, com os dizeres “Vermelho”, “xá de mula” e “chupa-cabra”, que confirmaram o desconforto relatado pelo empregado em ser tratado de forma desrespeitosa pelos colegas.

De acordo com o TRT-MG, relatos de testemunhas demonstraram ainda que o trabalhador ruivo era tratado pelos colegas pelo apelido “Vermelho”, o que o deixava incomodado.

No processo judicial, foi reconhecido que houve desrespeito por parte dos demais funcionários e omissão por parte da empresa.

Na decisão, o desembargador enfatizou que o fato do funcionário não ter reclamado formalmente à chefia sobre os constrangimentos não elimina o abalo moral sofrido.

A fixação da indenização em R$ 3 mil levou em conta a gravidade da ofensa, o sofrimento do ofendido, o grau de culpa do ofensor e a capacidade financeira das partes envolvidas.

Ao final, o trabalhador e a empresa celebraram um acordo. A marmoraria ainda está pagando as parcelas estipuladas no acordo homologado pelo juízo de primeiro grau.

Sair da versão mobile