MAIS

    Clientes relatam instabilidades em aplicativos de bancos nesta 2ª

    Por

    Diversos aplicativos bancários apresentaram instabilidade na tarde desta segunda-feira (6/10). Segundo dados do site Downdetector, plataforma que monitora o funcionamento de serviços on-line, o problema atingiu instituições como Banco do Brasil, Itaú, Inter, C6 Bank, Bradesco, Caixa, Santander, Nubank, PagBank, Mercado Pago, Sicoob e Sicredi. Até mesmo o Banco Central e seu sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, foram afetados.

    As falhas começaram por volta das 15h, e até o momento nenhuma das instituições financeiras envolvidas havia se manifestado oficialmente sobre a causa da instabilidade ou o prazo para normalização.

    Usuários relataram nas redes sociais que não conseguiam acessar aplicativos, consultar saldos ou realizar transferências. Em alguns casos, as plataformas exibiam mensagens de erro ou ficavam completamente fora do ar.

    A instabilidade também impactou transações via Pix, com relatos de pagamentos que não foram concluídos ou que demoraram para ser processados. O problema afetou tanto pessoas físicas quanto empresas que utilizam o sistema para operações comerciais.

    Repercussão nas redes sociais

    As reclamações se espalharam rapidamente pelas redes. No X (antigo Twitter), posts como “por acaso todos os bancos estão fora do ar? não consigo acessar nenhum” e “já sabemos por que todos os bancos estão fora do ar hoje?” se repetiram em diversas publicações.

    Alguns usuários chegaram a ironizar a situação, chamando o dia 6 de outubro de “Dia Nacional dos Bancos Fora do Ar”.

    O Metrópoles tenta contato com as instituições para se manifestarem a respeito do assunto. O espaço segue aberto.

    O que diz os bancos

    Itaú: “O Itaú Unibanco informa que identificou uma instabilidade na tarde desta segunda-feira (6), que impactou o acesso ao app. O banco ressalta que está trabalhando para que as operações sejam normalizadas o mais rápido possível e pede desculpas aos clientes pelo inconveniente.”