MAIS

    Coloproctologista lista 4 sinais de alerta para problemas no intestino

    Por

    Um leve desconforto após uma refeição farta é algo que muita gente já deve ter sentido. Mas quando o estufamento, os gases e a sensação de peso não vão embora com o passar dos dias, o corpo pode estar tentando avisar que algo não está bem com o seu intestino.

    Leia também

    Segundo o coloproctologista Danilo Munhóz, sintomas persistentes relacionados ao intestino merecem atenção, pois podem estar associados ao câncer colorretal, que afeta o intestino grosso. “Esse tipo de câncer é tratável e, na maioria dos casos, curável quando diagnosticado precocemente. O problema é que ele costuma crescer silenciosamente”, explica o médico.

    Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp

    Os primeiros sinais geralmente são sutis e facilmente confundidos com distúrbios comuns, como intolerâncias alimentares ou estresse. “Gases constantes, inchaço moderado ou pequenas alterações no hábito intestinal — como prisão de ventre ou episódios de diarreia — acabam sendo ignorados”, afirma Danilo.

    Ilustração com cores vibrantes que especifícam a relação entre o intestino e o cérebro - Metrópoles.Consumo de álcool ou alimentos ricos em sódio corante e ultraprocessados, são as causas mais comuns de uma má saúde do intestino

    Entre os principais sinais de alerta do intestino, o médico destaca:

    • Presença de sangue nas fezes, mesmo em pequenas quantidades ou atribuída a hemorroidas;
    • Mudança prolongada no ritmo intestinal, alternando prisão de ventre e diarreia;
    • Dor ou inchaço abdominal que não melhora com o tempo;
    • Perda de peso sem explicação, fadiga constante, fraqueza ou anemia.

    De acordo com o médico, qualquer alteração persistente deve ser investigada. “Quanto antes o diagnóstico é feito, maiores são as chances de cura. O corpo costuma dar sinais, o importante é escutá-los”, reforça.

    8 imagensEle abrange aspectos físicos, mentais e sociaisFaça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudávelPraticar atividade física é essencial Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e felizO bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sonoFechar modal.1 de 8

    O bem-estar é fundamental para uma vida plena e satisfatória

    Getty Images2 de 8

    Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociais

    Getty Images3 de 8

    Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudável

    Getty Images4 de 8

    Praticar atividade física é essencial

    Getty Images5 de 8

    Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e feliz

    Getty Images6 de 8

    O bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sono

    Getty Images7 de 8

    Pessoas com bem-estar emocional tendem a desenvolver relações interpessoais mais satisfatórias

    Getty Images8 de 8

    Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada, fornece ao corpo os elementos necessários para um funcionamento adequado

    Getty Images

    Em tempos de rotinas aceleradas, é comum ignorar o incômodo intestinal e seguir o dia. Prestar atenção aos pequenos sinais pode salvar vidas. Afinal, cuidar do intestino é, também, cuidar da saúde como um todo.