A experiência de apertar um gato bem fofinho, macio e que parece uma “bolinha de pelo” é inigualável. Porém, não são todas as pessoas que podem, ou querem, conviver com a quantidade exorbitante de pelos que esses bichanos soltam.
Leia também
- 
Pets percebem a chegada do bebê antes de ele nascer; entenda
 
- 
Mesmo à distância, cão de serviço alerta mãe de criança com diabetes
 
- 
Coelho que nasceu sem orelhas recebe presente inclusivo de fazendeira
 
- 
Casal recebe surpresa ao rever seus cachorros após o casamento
 
Para quem tem um em casa, é comum ver a cama, o sofá, o chão e diversos outros móveis cobertos por pelos. Além disso, tem a famosa experiência de sair de casa e ser facilmente reconhecido como dono de gato, já que as roupas também são uma das principais vítimas.
Os gatos são bastante territorialistas
Getty Images
As fitas chamam a atenção dos felinos
Getty Images
Os bichanos podem viver em harmonia
Getty Images
Oferecer brinquedos interativos deixa o pet entretido
Getty Images
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
Entre os gatinhos, esse é um acontecimento muito comum. A queda de pelos ocorre devido a trocas sazonais de pelagem, para se ajustar às mudanças de temperatura. No entanto, ela pode ser intensificada por problemas de pele, má alimentação, doenças, higiene e envelhecimento.
Como em qualquer espécie, há exceções para a regra, já que existem algumas raças de gato que são conhecidas por terem menos queda de pelos. Para quem deseja ter um felino e não sofrer com essa situação, a coluna É o Bicho! listou cinco raças de gatos são menos propensos a isso.
Confira!
Sphynx
Talvez essa raça seja a melhor escolha para quem busca um gatinho que não vai encher a casa de pelos, já que ele é conhecido por ser pelado. É um dos mais populares, e bastante famoso pela aparência diferenciada.

Porém, a curiosidade é que esses animais não são completamente pelados, eles apenas têm uma penugem que passa despercebida. Por ser muito fina, os fios não caem da mesma forma que em outras raças.
Devon rex
Essa raça tem uma característica muito legal, que são os pelos encaracolados. Como os gatos costumam ter pelos alisados, é normal que muitas pessoas sequer conheçam esse felino cacheado. Além de ter outra textura, a pelagem é curta, fina e leve.
Diferentemente do restante do corpo, esses animais podem ter mais pelos em partes como costas e ouvido. Devido à curvatura da pelagem, a queda se torna mais difícil, porque os fios ficam presos entre os cachinhos. Mas, atenção! O devon rex deve ser escovado do mesmo jeito.
LaPerm
Essa é outra raça que os pelos encaracolados são motivo de encanto. A diferença para o devon rex, é que neste caso a pelagem é mais longa, além de mais densa e cacheada. O bichano também tem o corpo todo coberto, com os pelos mais volumosos no pescoço, orelha e rabo.
Uma característica marcante é que esses animais também podem ter o famoso bigodinho e até as sobrancelhas encaracoladas. Mesmo sendo mais densos, os pelos também não sofrem muita queda. Assim como a raça anterior, o laPerm exige atenção com a escovação.
Siamês
O famoso siamês, muito popular entre os brasileiros, é uma das raças que entra na lista. O motivo é que os pelos são curtos, ralos e rentes ao corpo. Algo que chama atenção nos bichanos é que a pelagem, no geral, é branca, e as extremidades, como rosto, orelhas, patinhas e rabo, são mais escuras.
Como todos os outros gatos, independentemente da raça, ele não foge de passar por uma boa escovação. No caso do siamês, é recomendado escová-lo no mínimo três vezes na semana. Essa é a principal atitude para aqueles tutores que desejam evitar a queda de pelos.
Bengal
O bengal é considerado um gato híbrido, que é o resultado do cruzamento entre um gato doméstico e um felino selvagem. Essa raça ostenta uma pelagem que conquista bastante admiração, já que sua aparência é semelhante a de um leopardo.
Esse padrão de cores se explica pelo fato que de que o leopardo é o ancestral selvagem dele. Os pelos são repletos de manchinhas redondas e escuras. Outra característica é a pelagem curta, fina e até brilhante, o que contribui com seu charme. Comparado a outras raças, a queda de pelos é bem menos recorrente.