O Congresso Nacional aprovou, nesta quinta-feira (30/10), o projeto de lei que autoriza a nomeação de 2 mil policiais do Distrito Federal.
As nomeações nas forças de segurança do DF foram incluídas no Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 12/2025, que autoriza abertura de crédito total de R$ 2,1 bilhões em favor da Presidência da República, do Ministério da Justiça, Ministério da Cultura, Ministério do Esporte e Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O projeto permite o chamamento de 1.284 novos policiais militares, 700 policiais civis e 89 bombeiros do Distrito Federal. O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que faria as nomeações na primeira quinzena de novembro de 2025.



Candidatos após aprovação do projeto

Viaturas das forças de segurança do DF em solenidade na Praça do Buriti
Matheus Veloso/Metrópoles
Policiais civis do DF na porta do Congresso mobilizados por reajuste da categoria
Vinícius Schmidt/Metrópoles
A PMDF começou os estudos para o uso de câmeras nos coletes dos policiais
Hugo Barreto/Metrópoles
Leia também
-
Comissão aprova projeto que permite nomeação de 2 mil policiais no DF
-
Relator vota a favor da nomeação de 2 mil policiais no DF
“Vinha falando com o presidente Davi Alcolumbre sobre a importância da nomeação desses policiais para a segurança pública do DF. Ele prontamente acatou o pleito e colocou para votação”, disse o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha.
Deputados e senadores destacaram a união da bancada do DF a favor da pauta. “É uma bancada diversa, que tem espectro bem definido. Mas quando nós temos que defender o DF, os interesses do DF, a gente se une”, disse a senadora Leila Barros (PDT).
“São exatamente 2.073 jovens aprovados no concurso em 2021. São 1.274 PMs, 700 da PCDF e 89 bombeiros. Esses números vão amenizar um pouco o contingente, que é mínimo. A bancado do DF é unida, todo mundo já luta por isso há muito tempo. É uma unanimidade que precisamos resgatar e valorizar nossos policiais da segurança pública”, afirmou o senador Izalci Lucas (PL).
O deputado federal Rafael Prudente (MDB) lembrou que a reforma da Previdência provocou a antecipação da aposentadoria de diversos servidores, incluindo muitos policiais.
“O governo, ao longo dos anos, tem tentado suprir a demanda reprimida. Hoje, tivemos um importante avanço para essas muitas nomeações de policiais que vão ajudar e complementar o trabalho dos profissionais da ativa. O PLN nº 12 tratava de orçamento de várias rubricas do governo federal, mas o presidente Davi Alcolumbre ressaltou a importância de votar as nomeações para termos segurança pública melhor com maior quantitativo”, afirmou.
O PLN nº 12/2025, agora, segue para sanção ou veto da Presidência da República.



