O Congresso Nacional aprovou, nesta quinta-feira (30/10), o projeto de lei que autoriza a nomeação de 2 mil policiais do Distrito Federal.
As nomeações nas forças de segurança do DF foram incluídas no Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 12/2025, que autoriza abertura de crédito total de R$ 2,1 bilhões em favor da Presidência da República, do Ministério da Justiça, Ministério da Cultura, Ministério do Esporte e Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O projeto permite o chamamento de 1.284 novos policiais militares, 700 policiais civis e 89 bombeiros do Distrito Federal. O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que faria as nomeações na primeira quinzena de novembro de 2025.
4 imagens

Fechar modal.
1 de 4
Candidatos após aprovação do projeto
2 de 4
Viaturas das forças de segurança do DF em solenidade na Praça do Buriti
Matheus Veloso/Metrópoles
3 de 4
Policiais civis do DF na porta do Congresso mobilizados por reajuste da categoria
Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 4
A PMDF começou os estudos para o uso de câmeras nos coletes dos policiais
Hugo Barreto/Metrópoles
Leia também
-
Comissão aprova projeto que permite nomeação de 2 mil policiais no DF
-
Relator vota a favor da nomeação de 2 mil policiais no DF
“Vinha falando com o presidente Davi Alcolumbre sobre a importância da nomeação desses policiais para a segurança pública do DF. Ele prontamente acatou o pleito e colocou para votação”, disse o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha.
Deputados e senadores destacaram a união da bancada do DF a favor da pauta. “É uma bancada diversa, que tem espectro bem definido. Mas quando nós temos que defender o DF, os interesses do DF, a gente se une”, disse a senadora Leila Barros (PDT).
“São exatamente 2.073 jovens aprovados no concurso em 2021. São 1.274 PMs, 700 da PCDF e 89 bombeiros. Esses números vão amenizar um pouco o contingente, que é mínimo. A bancado do DF é unida, todo mundo já luta por isso há muito tempo. É uma unanimidade que precisamos resgatar e valorizar nossos policiais da segurança pública”, afirmou o senador Izalci Lucas (PL).
O deputado federal Rafael Prudente (MDB) lembrou que a reforma da Previdência provocou a antecipação da aposentadoria de diversos servidores, incluindo muitos policiais.
“O governo, ao longo dos anos, tem tentado suprir a demanda reprimida. Hoje, tivemos um importante avanço para essas muitas nomeações de policiais que vão ajudar e complementar o trabalho dos profissionais da ativa. O PLN nº 12 tratava de orçamento de várias rubricas do governo federal, mas o presidente Davi Alcolumbre ressaltou a importância de votar as nomeações para termos segurança pública melhor com maior quantitativo”, afirmou.
O PLN nº 12/2025, agora, segue para sanção ou veto da Presidência da República.
