O Brasil permanece como um dos países com maior número de pets no mundo e essa realidade se reflete nas preferências dos tutores. Maioria entre os pets brasileiros, são cerca de 60 milhões de cachorros, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Leia também
-
Pit-bull e mais 11 raças: veja cães proibidos por decreto estadual
-
Conheça as 5 raças de cachorro que nunca perdem a carinha de filhote
-
5 raças de gatos que mais dominam o lar e o coração dos brasileiros
-
Saiba qual a raça de gato preferida dos brasileiros
De acordo com o PetCenso 2025, levantamento realizado pela Petlove com dados de mais de 1,8 milhão de animais cadastrados, os cachorros sem raça definida (SRD) continuam dominando os lares brasileiros e representam 26% dos animais registrados.



O pet traz alegria ao lar
Freepik
Cuidar da dieta do seu pet é importante para promover saúde
Lum3n/ Pezels
Cuidar adequadamente do animal é missão do tutor
Reprodução/Alto Astral
A ração tradicional todos os dias pode parecer pouco atraente para os cães
Reprodução/GettyImages 
É preciso ter cuidado com a saúde bucal dos animais
Reprodução/ Freepik
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
O crescimento da adoção e valorização dos vira-latas mostra que muitos tutores priorizam personalidade, adaptação e companheirismo acima da aparência.
Além de portes e pelagens variados, eles se destacam por serem resistentes, versáteis e se adaptarem bem a diferentes ambientes, do apartamento à casa com quintal.
A seguir, a coluna É o bicho! listou outras raças de cachorro que também estão entre os queridinhos dos brasileiros.
Shih tzu
Entre os cachorros de raça, o shih tzu é o mais registrado no país, com 17% de representatividade. Pequeno, sociável e tranquilo, ele se tornou um favorito de famílias que moram em apartamentos.

Apesar do tamanho, esse é um bichinho que demanda escovação regular e atenção à saúde dos olhos e do focinho, já que é braquicefálico. Ou seja, possui focinho curto e cabeça achatada.
Animais com braquicefalia estão mais propensos a ter problemas respiratórios, oculares, dentários e gastrointestinais. Por isso, é importante ficar atento.
Yorkshire terrier
Com 6% dos cachorros registrados, o yorkshire terrier é conhecido por sua coragem e energia, apesar do porte quase minúsculo.

Ideal para apartamentos, ele precisa de exercícios diários e cuidados com pelos finos e delicados, mas conquista tutores pela lealdade e inteligência.
Spitz alemão (Lulu da Pomerânia)
O spitz alemão, mais conhecido como lulu da pomerânia, representa 5% das raças com pedigree no Brasil. Ele é famoso pela aparência de ursinho de pelúcia, pelo denso e personalidade alegre.

Pequeno e alerta, é ótimo para famílias que buscam um cão de companhia e vigilante, mas exige atenção à escovação diária e socialização desde filhote.
Lhasa apso
Com 3% de registro, o lhasa apso é tradicionalmente associado a templos tibetanos, mas conquistou espaço nos lares brasileiros como cão de companhia.

O temperamento equilibrado, boa adaptação a espaços pequenos e pelagem que exige manutenção constante fazem dele um cachorrinho diferenciado.
Golden retriever
Também com 3% dos registros, o golden retriever se destaca por inteligência, facilidade de treinamento e paciência.

Ideal para famílias com crianças, é um cachorro que requer espaço para se exercitar e atenção à alimentação, pois tem tendência a ganhar peso com facilidade.
Pinscher
Como o lhasa apso e o golden, o pinscher também possui 3% de registro. É um cão de pequeno porte, ágil e muito ativo. Popular em apartamentos, ele se destaca pela coragem e personalidade intensa, apesar do tamanho reduzido.

Necessita de exercícios diários e estímulos mentais, além de atenção à socialização, já que pode ser territorial com outros animais.
Dachshund
Conhecido como “salsicha”, o dachshund possui corpo longo e patas curtas, característica que o torna único. Ele é inteligente, curioso e afetuoso com a família, mas precisa de cuidados com a coluna devido à predisposição a problemas de hérnia de disco.

O salsichinha é claramente uma ótima escolha para lares que podem oferecer atenção e atividades moderadas.
Pug
Assim como shih tzu, o pug é famoso pelo focinho achatado, olhos grandes e expressivos, além da personalidade brincalhona e carinhosa.

Por também ser um cachorro braquicefálico, exige atenção especial com temperatura, respiração e exercícios moderados, especialmente em dias quentes. É um cão ideal para apartamentos e famílias que buscam companhia constante.
Maltês
Igual ao dachshund e ao pug, o maltês está nos 2% de registro. É um pet pequeno, delicado e muito apegado aos tutores. Conhecido pela pelagem branca e longa, precisa de escovação diária e cuidados com higiene dos olhos e ouvidos.

Apesar do tamanho pequenino, é ativo e curioso. É uma raça que se adapta bem à vida em apartamentos, perfeito para quem busca um companheiro dócil e carinhoso.




